VIDA URBANA
João Pessoa está entre seis destinos para se visitar na primavera
João Pessoa foi citada pelo site Catraca Livre entre as cidades de Cunha (SP), Curitiba (PR), Gramado (RS), Vale dos Vinhedos (RS) e Península de Maraú (BA).
Publicado em 02/09/2014 às 13:17
João Pessoa foi escolhida como um dos seis destinos imperdíveis que devem ser visitados na estação mais florida do ano. O ranking foi divulgado pelo site Catraca Livre, coordenado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que destaca na Capital paraibana o período de floração dos ipês amarelos e roxos, como também, o projeto da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) intitulado “Ipês do Amanhã”.
O florescimento dos Ipês é mais uma atração para os turistas que queiram visitar a cidade durante os próximos meses, deixando a paisagem mais leve, com o cair das flores, formando um tapete colorido no Parque Solon de Lucena. As fotos das árvores revelam um dos mais belos espetáculos da natureza, e essa beleza deve atrair mais visitantes para João Pessoa.
Na matéria do site, a informação de que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) plantou mais de 1.500 ipês amarelos e roxos nos parques urbanos e áreas degradadas da cidade (que faz parte do Programa João Pessoa Carbono Zero), além do evento “Ipês do Amanhã”, que acontece no dia 22 de setembro com o plantio de mais 50 mudas de Ipês no Parque Solon de Lucena. A atividade também faz referência ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.
Também foram citados pelo site Catraca Livre os seguintes destinos: Cunha (SP), Curitiba (PR), Gramado (RS), Vale dos Vinhedos (RS) e Península de Maraú (BA).
João Pessoa e seus Ipês
Nativa da Mata Atlântica, os Ipês enfeitam praças, avenidas e canteiros centrais de vias públicas de João Pessoa, porém, é no Parque Solon de Lucena que elas ganham um destaque especial. Apenas neste local são 68 árvores, mas a PMJP já conseguiu catalogar 497 plantas espalhadas pela cidade.
Para possibilitar que as futuras gerações tenham o prazer de acompanhar a floração das árvores, a Semam já substituiu as plantas mais antigas, que morreram pela própria idade ou foram atacadas por fungos, por novas mudas.
Os cuidados com os Ipês saudáveis tiveram início no mês de agosto, com a poda de limpeza e tratamento fitossanitário, que consiste no combate às pragas urbanas. Esse trabalho faz parte da política pública de arborização da PMJP, que visa garantir que as árvores estejam saudáveis quando chegar a época da floração.
Opções de passeios para contemplar a primavera em João Pessoa
- Parque Solon de Lucena – Lagoa
- Praça da Independência
- Parque Arruda Câmara – Bica
- Jardim Botânico Benjamim Maranhão – Av. Pedro II
- Parque Cuiá – Bairro do Valentina de Figueiredo
- Av. Getúlio Vargas – Bairro do Centro (depois do Colégio Lyceu)
- Av. Duarte da Silveira (em frente ao DER) – Centro
- Av. Ministro José Américo de Almeida – Beira Rio – em toda sua extensão
- Sítio da Graça – Bairro de Cruz das Armas (antiga Fazenda da Cimepar)
- Área do Reservatório de Água de Marés, junto ao Corpo de Bombeiros na BR-101
- Parque Aratu – PB 008 (Próximo ao Centro de Convenções)
- Parque Jacarapé – PB 008 (Próximo ao Centro de Convenções)
Comentários