icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

JP fecha janeiro com o maior índice de novos casos de Covid-19 nos últimos 5 meses

Em comparação a dezembro, a capital paraibana registrou quase 8 mil novos casos.

Publicado em 06/02/2021 às 7:30 | Atualizado em 06/02/2021 às 16:58


                                        
                                            JP fecha janeiro com o maior índice de novos casos de Covid-19 nos últimos 5 meses
Foto: Secom-PB

Apesar do processo de vacinação contra a Covid-19 já ter sido iniciado em todo o mundo, a escalada dos números da doença seguem crescendo. Em 31 de janeiro deste ano, João Pessoa fechou o mês com um aumento de 18,86% na quantidade de novos casos, em relação a dezembro, sendo este o maior índice nos últimos cinco meses. Os episódios frequentes de aglomerações e a ineficácia na fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias acabam criando um cenário preocupante para parte da população.

Quatro meses após o início da pandemia, mais precisamente entre julho e agosto de 2020, medidas que haviam sido tomadas pelo então prefeito Luciano Cartaxo (PV) foram reforçadas, e assim, o percentual de novos casos foi diminuindo. Em 31 de julho de 2020, João Pessoa tinha 21.330 pessoas contaminadas, um aumento de 60% em relação ao mês anterior, quando a quantidade de casos era 13.298.

Dentre as medidas da época estão a prorrogação do fechamento de estabelecimentos como academias, casas de shows, bares, restaurantes e lanchonetes.

Com a reabertura destes espaços no final de julho, um percentual de aproximadamente 10% de novos casos por mês foi identificado até 31 de outubro do ano passado. Após esta data, somado ao fato da realização das Eleições 2020, os meses de novembro e dezembro registraram alta, além de janeiro de 2021, que o índice percentual chega a 18,86%.

Eleito em novembro de 2020, o prefeito Cícero Lucena (PP) assumiu o mandato no dia 1º de janeiro deste ano e uma das suas primeiras ações foi instituir um Comitê Municipal de Combate à Covid-19. A proposta foi reunir uma equipe formada por técnicos e pessoas da gestão municipal, com o objetivo de traçar ações para o tratamento da doença. O órgão foi oficialmente instituído no dia 19 de janeiro, durante evento realizado no Paço Municipal.

Por outro lado, no dia 6 de janeiro deste ano, o secretário de saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, anunciou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) deixariam de atender exclusivamente casos de pacientes com suspeita de Covid-19. Ele afirmou que a decisão tomada se baseou em uma queda nos números da doença e chegou a afirmar que existia “muito 'mimimi' de se querer piorar o que já tá ruim”.

“No município a doença não está em ascensão, ela está em curva descendente, a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria para Covid estão diminuindo, nós temos dados favoráveis. Entretanto, continua toda atenção para um potencial repique. Agora a vida tem que continuar sem Covid ou com Covid”, disse Fábio Rocha, em entrevista à TV Cabo Branco.

Outro ponto que provocou debates e uma briga que foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), foi a retomada das aulas presenciais nas escolas de João Pessoa. O ex-prefeito Luciano Cartaxo preferiu ir aos tribunais, mas Cícero Lucena comprou a briga dos donos de escolas particulares, autorizando a retomada das aulas no último dia 18 de janeiro.

Somente nestes primeiros dias de fevereiro, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, João Pessoa registrou 1.678 novos casos de Covid-19.

Novos casos de Covid-19 em João Pessoa

31 de agosto - 26.885

30 de setembro - 29.692 (aumento de 10,44%)

31 de outubro - 32.788 (aumento de 10,42%)

30 de novembro - 36.813 (aumento de 12,27%)

31 de dezembro - 41.879 (aumento de 13,76%)

31 de janeiro - 49.778 (aumento de 18,86%)

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp