VIDA URBANA
João Pessoa ganha nova unidade de saúde
Mais de 2,5 mil famílias deverão ser beneficiadas com a abertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Colinas do Sul II
Publicado em 25/02/2015 às 7:33 | Atualizado em 21/02/2024 às 15:51
Mais de 2,5 mil famílias deverão ser beneficiadas com a abertura da Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Colinas do Sul II, localizada na rua Aposentada Clotilde Maria da Conceição, no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa. A inauguração do novo posto foi realizada ontem e deverá atender cerca de 7 mil moradores das comunidades Irmã Dulce, Portal das Colinas e Jardim das Colinas. A USF deve funcionar entre 7h e 11h e entre 13h e 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
No local, há três equipes do Programa Saúde da Família e contará com uma equipe de 25 profissionais. Entre eles, dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, médicos, agentes de limpeza, agentes comunitários de saúde e agente administrativo. Segundo a diretora do Distrito Sanitário II, Ana Giovana Medeiros, que esteve na abertura do posto, há diversos serviços no local. “Entre os serviços de atenção básica, temos a sala de vacina, de observação, visitas domiciliares, verificação de pressão, puericultura, glicemia”, especificou.
Conforme o prefeito Luciano Cartaxo, que fez a entrega do equipamento à população, o investimento da nova USF, aprovado por meio do Orçamento Participativo, foi de R$ 867 mil. “Estamos oferecendo aos profissionais de saúde todas as condições para que eles possam desempenhar bem o trabalho e passar isso para a população. E em no máximo 60 dias, vamos entregar, ainda, uma Academia da Saúde localizada ao lado da USF”, garantiu.
De acordo com o gestor, atualmente há dez USFs sendo reformadas e ampliadas pela prefeitura. “O próximo que devemos entregar fica no bairro do Róger, que tem mais de 80% das obras prontas. Cinco estão em construção nos bairros da cidade, e ainda temos uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para ser entregue no bairro Cruz das Armas, que deve sair no final do segundo semestre”, prevê.
Para a aposentada Francisca Gonçalves, que mora no bairro há quatro anos, o posto surgiu em bom momento. “Eu tenho 20 netos e acompanho a saúde deles. Alguns deles só vão aos postos se eu for, e saíamos daqui para o conjunto Gervásio Maia e éramos mal atendidas. Agora vou usar desse serviço daqui mesmo. Antes saíamos no meio do sol quente, andando daqui para o conjunto. E ainda vai ser melhor, porque vai chegar a academia, também”, avaliou.
A representante das comunidades beneficiadas pela USF, Josete Oliveira, considerou que a população deve usufruir dos serviços agora dispostos. “Nós queremos que tudo dê certo e que funcione bem. E que seja participativo por parte do povo”, completou.
Além da diretora do Distrito Sanitário II, Ana Giovana Medeiros, e do prefeito Luciano Cartaxo, estiveram presentes a primeira-dama, Maísa Cartaxo, o secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade, o vereador Marmuthe Cavalcanti e representantes religiosos do bairro.
Comentários