VIDA URBANA
João Pessoa não atinge meta de aprendizagem adequada para alunos do 5º e 9º ano
Levantamento avalia aprendizagem de alunos na idade certa do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.
Publicado em 18/01/2017 às 17:34
A capital paraibana não conseguiu atingir a meta de alunos que estão com aprendizagem adequada de Língua Portuguesa e Matemática na idade certa no 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental. É o que mostram os dados divulgados nesta quarta-feira (18) pelo movimento Todos pela Educação.
Em relação à Língua Portuguesa, a capital, em 2015, alcançou apenas 40,4% de alunos com capacidades na língua materna condizentes com a faixa etária, enquanto que a meta era de 46,8%. Para 2017, a meta é de R$ 53,4%, ou seja, para que a capital consiga alcançar a meta é necessário um crescimento de 13%. O mesmo aconteceu para os alunos do 9º ano do ensino fundamental: enquanto que a meta era de 36,6%, em 2015 só foi atingido 24,5%.
Os números são calculados com base no desempenho dos estudantes brasileiros nas avaliações oficiais de larga escala (Prova Brasil e Saeb), aplicadas a esses anos escolares pelo governo federal em todo o país.
Já na disciplina de Matemática, a capital também não conseguiu atingir a meta de aprendizagem na idade certa do 5º ano do ensino fundamental. Para 2015, a meta era de 36,9%, porém a capital paraibana só atingiu 23,8% de alunos com capacidades na Matemática condizentes com sua faixa etária. Para os alunos do 9º ano do ensino fundamental, mais uma vez o desempenho da capital ficou abaixo das expectativas, só que, dessa vez, a diferença foi consideravelmente maior: a meta para 2015 era de 32,4%, porém o observado foi que somente 7,8% dos alunos têm o conhecimento adequado para a série.
Alunos serão convocados pela Secretaria de Educação
De acordo com o diretor de gestão curricular da Secretaria de Educação de João Pessoa, Gilberto Cruz, todos os diretores das escolas municipais de João Pessoa serão convocados para que seja feita uma análise dos resultados e, em sequência, um planejamento do ano letivo já com vistas à meta de 2017. "Infelizmente, a gente lamenta, mas não é apenas uma questão de João Pessoa. Nós vemos hoje uma necessidade de uma reforma nas estruturas dos conteúdos escolares, porque os nossos currículos são atrasados e antigos, causando uma defasagem entre o que é dado na sala de aula e o que nós estamos vivenciando hoje. Com certeza esse é um dos principais motivos para esses números", afirma.
Os dados de João Pessoa vão no sentido contrário do resto do país, ao menos no que diz respeito à Língua Portuguesa no 5º ano. Os dados mostram que 54,7% das crianças aprenderam o considerado adequado pelo movimento em língua portuguesa – percentual que supera em 9,6 pontos percentuais o anterior, de 45,1% em 2013 (a meta para 2015 era de 53,7%). Já em matemática, 42,9% dos alunos apresentaram desempenho adequado, 3,4 pontos percentuais acima da taxa da última edição, que era de 39,5%, porém também não foi atingida a meta, que era de 49,5%.
No 9º ano do Ensino Fundamental (EF), quando considerado o Brasil, houve um aumento d percentual de alunos com aprendizagem adequada, especialmente em língua portuguesa: de 28,7% para 33,9%, porém também não foi atingida a meta, que era de 49,9%. Em matemática, a situação também é preocupante: o país teve um aumento de apenas 1,8% de 2013 para 2015, passando de 16,4% das crianças com aprendizado adequado para 18,2%, enquanto que a meta era de 45,4%.
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