icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

João Pessoa realiza Parada do Orgulho LGBT neste domingo

Evento acontece a partir das 16h e terminará com vários shows em palco montado no Busto de Tamandaré.

Publicado em 02/11/2011 às 15:14

No próximo domingo a partir das 16h (6) acontecerá na orla do Cabo Branco a 10ª Parada do Orgulho e da cidadania LGBT de João Pessoa. A parada reunirá lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e simpatizantes. A 10ª Parada do Orgulho LGBT de João Pessoa/2011 é uma realização do Movimento do Espírito Lilás – MEL, Associação das Travestis da Paraíba – ASTRAPA, do Grupo de Mulheres Maria Quitéria e co-realização do Fórum de Entidades LGBT da Paraíba, com o apoio do Ministério da Saúde, Governo da Paraíba, Secretaria de Estado da Saúde, Prefeitura de João Pessoa (FUNJOPE) e SEDES/DIPOP.

O evento contará com muita música eletrônica em trios elétricos com DJ’s que se concentrarão a partir das 16h na altura do balneário do Sesc Cabo Branco, e arrastará os participantes até um palco montado no Busto de Tamandaré, onde haverá animadas performances de drag queens, transformistas e shows da Bandas Brasis, Osorno, Diana Miranda, Malu Morena entre outros.

Com o tema “Por uma Paraíba livre da homofobia” – o movimento LGBT convida a sociedade e o Poder Público para uma reflexão diante da crescente onda de intolerância, que coloca a Paraíba em 1º lugar no ranking dos estados brasileiros com 20 assassinatos contra homossexuais só em 2011. “Somente através de um pensamento pacifista é que a gente conseguirá acabar com todas as desigualdades que existem hoje na sociedade, como a violência, a pobreza e a exclusão. É necessário ter uma compreensão que o combate à homofobia está inserido nesta pauta. Com esse evento a gente traz essa discussão pra sociedade: somos todos iguais perante a lei e toda forma de preconceito deve ser criminalizada", afirma Felipe dos Santos, secretário Executivo-Adjunto do Fórum LGBT/PB.

Haverá ainda distribuição de preservativos, materiais informativos sobre cidadania, além de dicas sobre prevenção contra o HIV/Aids, hepatites virais e demais doenças sexualmente transmissíveis.

Estima-se que mais de 70 mil de pessoas ajudarão a levar a bandeira do arco-íris em busca de respeito, dignidade e união. Esse, que é o terceiro maior evento da cidade, terá diversas atividades, como discursos de autoridades que falarão da luta contra a homofobia.

No trio da Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB-PB, estarão presentes mães e parentes de vítimas de crimes homofóbicos, que levantam suas vozes contra o ódio e exigem o fim da discriminação e violência na Paraíba.

Dicas de segurança

A Comissão Organizadora da Parada orienta que as pessoas fiquem de olho nos seus pertences. O ideal é levar somente a quantia de dinheiro necessária e evitar andar com objetos de valor (joias, celular, câmera, relógio e etc.). E apenas a identidade, se possível, uma cópia autenticada.

XI Semana paraibana da Consciência LGBT

Começa nesta quinta-feira (3), a XI Semana paraibana da Consciência LGBT, que será realizada pelo Fórum de entidades LGBT da Paraíba no auditório da Faculdade de Direito na Praça João Pessoa. Evento vai até o sábado (5).

Na quinta-feira (3), às 19h, acontecerá uma mesa de abertura, que será composta pelo Movimento do Espírito Lilás (MEL), Grupo de Mulheres Maria Quitéria (GMMQ), Associação das Travestis da Paraíba (ASTRAPA) e pela Comissão da Diversidade Sexual e Homoafetiva da OAB-PB. Às 20h, será proferida a palestra “Conquistas e Desafios da População LGBT” pelo Prof. Dr. Roberto Efrem (CCJ/UFPB) e, às 21h haverá um coquetel.

Na sexta-feira (4), às 9h acontecem a palestra “LGBT’s e Políticas Públicas: (in) Visibilidade Social, durante a tarde será exibido vídeos temáticos, as discussões em Grupos de Trabalho (saúde, segurança, direitos sociais, trabalho e Geração de renda) e apresentação do ‘Manual de Comunicação da ABGLT’ para imprensa. A semana encerra no sábado (5) com a plenária das entidades que compõem o Fórum LGBT da Paraíba.

Serviço
O quê: 10ª Parada do Orgulho e Cidadania LGBT
Quando: 6 de novembro (domingo)
Que horas: 16h (concentração)
Onde: Cabo Branco

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp