VIDA URBANA
João Pessoa recebe 35 novos ônibus adaptados para cadeirantes
Cidade passa a contar com 312 carros 'eficientes', com plataformas elevatórias que facilitam o acesso de pessoas com alguma deficiência. Circulação começa na quarta.
Publicado em 03/11/2014 às 12:16
Trinta e cinco ônibus adaptados foram entregues na manhã desta segunda-feira (3) aos usuários do transporte coletivo de João Pessoa. O prefeito Luciano Cartaxo participou da solenidade, que aconteceu no Parque Solon de Lucena e destacou que a aquisição dos novos veículos reduzirá a idade média da frota e incluirá um maior número de ônibus adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
“A previsão era entregar trinta ônibus, mas no sábado chegaram mais cinco. Com isso estamos renovando a frota em 20%. Até o final do ano terão sido entregues 80 ônibus novos, todos eles adaptados, com sinalização em braile e cadeiras para pessoas obesas. Toda a documentação destes veículos já foi providenciada pela Semob e eles já estarão em circulação dentro de 48 horas”, ressaltou Luciano Cartaxo.
De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, com esses 35 veículos, entregues nesta segunda-feira, a frota de ônibus da Capital passa a contar com 312 carros eficientes, com plataformas elevatórias que facilitam o acesso de cadeirantes.
O prefeito Luciano Cartaxo também falou sobre a extinção do Terminal de Integração do Varadouro. “Será uma transformação gigantesca no transporte público da Capital. Com a chegada do BRT , construiremos um novo terminal de integração, em um terreno ao lado da rodoviária e o o terminal do Varadouro será desativado. No novo terminal, os passageiros poderão fazer a integração entre o BRT e os trens do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT)", afirmou o prefeito.
BRT
BRT é a sigla para Bus Rapid Transit, um sistema de ônibus de alta capacidade e velocidade. A obra de implantação dos BRTs, que conta com recursos do governo federal, através do Ministério das Cidades - o PAC 2 – Grandes Cidades/Programa de Mobilidade, está orçada em cerca de R$ 188 milhões e pretende construir corredores exclusivos nas avenidas Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Dom Pedro II e o Corredor Central da cidade.
Os corredores contarão com estações de parada de ônibus com faixa exclusiva junto ao canteiro central ao longo de toda a avenida e investimento em vias paralelas para a circulação mista de veículos.
Comentários