VIDA URBANA
JP registra 422 casos de conjuntivite este ano, sendo 214 só em março
Condições climáticas favorecem contaminação. Veja quais são os sintomas.
Publicado em 21/03/2018 às 17:37 | Atualizado em 21/03/2018 às 19:03
Um total de 422 casos de conjuntivite foram registrados oficialmente desde o início do ano em João Pessoa, de acordo com dados da Gerência de Vigilância Epidemiológica a Secretaria Municipal de Saúde, sendo que 214 destes casos foram neste mês de março. Segundo o órgão, o aumento dos casos é relacionado com o calor, o suor e o tempo seco deste período do ano.
Segundo o médico José Mesquita, o contágio se dá quando uma pessoa toca algum objeto contaminado por alguém que está com conjuntivite e leva a mão aos olhos ou ao rosto. Ele diz que o mais comum são os casos provocados por vírus, cujos sintomas são a coceira, vermelhidão nos olhos e intolerância à claridade. “Este quadro pode se agravar se não houver um tratamento imediato, ocorrendo a proliferação de bactérias no local, causando o aparecimento de uma secreção amarelada”, alerta.
Ele orienta que um médico seja procurado assim que os sintomas aparecerem e que a pessoa fique afastada das atividade, como trabalho ou estudos, para evitar a contaminação de outras pessoas.
Inflamação na parte branca do olho
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva e na esclera (parte branca do olho), uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e a parte interna das pálpebras, e pode ser causada por vírus ou bactérias.
A higiene é um fator muito importante no cuidado e na prevenção da doença. A gerência de Vigilância Epidemiológica orienta para que as pessoas lavem as mãos antes de levá-las ao rosto e aos olhos, e evitem compartilhar objetos de uso comum com pessoas contaminadas.
Comentários