icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

João Pessoa sedia 6ª plenária Estadual de Conselhos de Saúde

Nesta terça será realizada 6ª plenária de Conselhos de Saúde na Capital. O evento acontecerá no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. O evento começa às 8h e segue durante

Publicado em 08/06/2009 às 17:58

Da Redação
Assessoria da SES

Os conselhos estadual e municipal de Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde, das secretarias municipais e do Estado, realizam nesta terça-feira (10) em João Pessoa, a 6ª Plenária Estadual de Conselhos de Saúde. O evento que deve reunir cerca de 800 pessoas entre conselheiros, secretários de saúde, sindicalistas e representantes de diversas instituições e entidades envolvidas com as questões da área, acontecerá no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. O evento começa às 8h e segue durante todo o dia.

A 6ª Plenária Estadual tem como objetivos articular e operacionalizar condições para que os conselheiros municipais e estaduais formulem estratégias de ação para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a prática do controle social na defesa desse mesmo sistema.

A coordenadora da plenária, Joaquina de Araújo Amorim, disse que todos os conselheiros titulares e suplentes devem participar do evento. “É necessário melhorar a qualidade da participação, comunicação e da informação, além da implementação de uma infraestrutura mínima para descentralizar e organizar o funcionamento dos Conselhos de Saúde, de modo contínuo e permanente”, lembrou.

Segundo Joaquina a coordenação de plenária sente a necessidade da implantação de coordenações adjuntas descentralizadas e regionalizadas de plenárias na busca da construção de um controle social comprometido com a defesa do SUS e o fortalecimento da participação social. Isso será discutido e pactuado na 6ª Plenária.

O evento tem ainda a finalidade de mobilizar toda a sociedade na defesa para a aprovação imediata da Regulamentação da Emenda Constitucional 29 (EC/29), bem como ampliar as discussões na busca da transformação do SUS em Patrimônio da Humanidade. “Entendemos que o SUS já é um patrimônio dos brasileiros,”, assinala a coordenadora.

Ela lembrou que a EC/29, que garante recursos para o SUS, “é fruto de luta dos movimentos sociais, que foram os articuladores e mobilizadores dessa conquista e agora, mais uma vez, se mobilizam pela regulamentação da medida, que significa uso exclusivo dos recursos em ações de Saúde, evitando a utilização no Bolsa Família, pagamento de aposentados ou em saneamento básico”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp