icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

João Pessoa supera média nacional em competitividade turística

Estudo abordou aspectos como capacidade empresarial, infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos e aspectos sociais e ambientais. João Pessoa superou todos os índices nacionais.

Publicado em 10/12/2010 às 17:17

Da Redação
Com Secom-JP


O "Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo Regional 2010" revelou que a capital paraibana superou todos os índices do Brasil. O estudo, encomendado pelo Ministério do Turismo e realizado pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Sebrae Nacional, analisa 13 aspectos distintos e pontua cada um de acordo com os dados coletados pelos pesquisadores que visitam as cidades para verificar as informações in loco.

A média geral da cidade subiu de 66,1, em 2009, para 69,0, em 2010, um acréscimo de 2,9 pontos, superando a média nacional que ficou em 56,0. O quesito que mais se destacou foi Monitoramento, onde João Pessoa atingiu 70,7, o dobro da média brasileira, que ficou em 35,3.

A maior nota da capital paraibana foi com relação à Capacidade Empresarial, que atingiu a marca de 91,2, bem à frente da média nacional, que é de 57,0. Os outros aspectos pesquisados foram: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção de Destino, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Economia Local, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.

Além de superar a média nacional, João Pessoa apresentou crescimento em 10 dos 13 itens avaliados quando comparados os números de 2009 e 2010. O índice que mais cresceu foi Aspectos Ambientais, que subiu de 63,1, em 2009, para 70,8, em 2010, um acréscimo de 7,7 pontos.

A pesquisa foi divulgada durante o evento "Inovação em Políticas Públicas do Turismo: Avanços e Desafios", que aconteceu de terça (7) a quinta-feira (9), em Brasília, Distrito Federal, com a participação do secretário de turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior.

Para o secretário, a pesquisa revela que a Capital está no caminho certo. “A cada ano avançamos nos números, tornando nossa cidade cada vez mais competitiva. A pesquisa avalia a cidade como um todo e não apenas os aspectos turísticos”, comenta.

O estudo

O relatório 2010 é o terceiro da série iniciada em 2007 e resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano. O documento representa o marco zero para medição do índice da competitividade dos 65 destinos. A ideia do estudo de competitividade surgiu da ausência de indicadores sobre desenvolvimento e evolução do turismo nos municípios e serve de instrumento de acompanhamento estratégico para que os destinos estudados possam analisar os indicadores e utilizar esses dados para planejar e desenvolver o setor.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp