VIDA URBANA
João Pessoa supera média nacional em competitividade turística
Estudo abordou aspectos como capacidade empresarial, infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos e aspectos sociais e ambientais. João Pessoa superou todos os índices nacionais.
Publicado em 10/12/2010 às 17:17
Da Redação
Com Secom-JP
O "Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo Regional 2010" revelou que a capital paraibana superou todos os índices do Brasil. O estudo, encomendado pelo Ministério do Turismo e realizado pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Sebrae Nacional, analisa 13 aspectos distintos e pontua cada um de acordo com os dados coletados pelos pesquisadores que visitam as cidades para verificar as informações in loco.
A média geral da cidade subiu de 66,1, em 2009, para 69,0, em 2010, um acréscimo de 2,9 pontos, superando a média nacional que ficou em 56,0. O quesito que mais se destacou foi Monitoramento, onde João Pessoa atingiu 70,7, o dobro da média brasileira, que ficou em 35,3.
A maior nota da capital paraibana foi com relação à Capacidade Empresarial, que atingiu a marca de 91,2, bem à frente da média nacional, que é de 57,0. Os outros aspectos pesquisados foram: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção de Destino, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Economia Local, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.
Além de superar a média nacional, João Pessoa apresentou crescimento em 10 dos 13 itens avaliados quando comparados os números de 2009 e 2010. O índice que mais cresceu foi Aspectos Ambientais, que subiu de 63,1, em 2009, para 70,8, em 2010, um acréscimo de 7,7 pontos.
A pesquisa foi divulgada durante o evento "Inovação em Políticas Públicas do Turismo: Avanços e Desafios", que aconteceu de terça (7) a quinta-feira (9), em Brasília, Distrito Federal, com a participação do secretário de turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior.
Para o secretário, a pesquisa revela que a Capital está no caminho certo. “A cada ano avançamos nos números, tornando nossa cidade cada vez mais competitiva. A pesquisa avalia a cidade como um todo e não apenas os aspectos turísticos”, comenta.
O estudo
O relatório 2010 é o terceiro da série iniciada em 2007 e resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano. O documento representa o marco zero para medição do índice da competitividade dos 65 destinos. A ideia do estudo de competitividade surgiu da ausência de indicadores sobre desenvolvimento e evolução do turismo nos municípios e serve de instrumento de acompanhamento estratégico para que os destinos estudados possam analisar os indicadores e utilizar esses dados para planejar e desenvolver o setor.
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