VIDA URBANA
50 pedestres são vítimas de acidentes por mês em João Pessoa
Do total de acidentes, nove foram fatais, segundo a Semob-JP.
Publicado em 23/01/2019 às 11:56 | Atualizado em 23/01/2019 às 17:50
De janeiro a outubro do ano passado, um total de 495 pedestres foram vítimas de acidentes de trânsito em João Pessoa, sendo nove deles fatais. O dado, revelado nesta quarta-feira (23) pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em alusão ao Dia Municipal da Paz no Trânsito, indica uma média de quase 50 vítimas por mês nas ruas da capital.
Para conscientizar os pedestres sobre as regras de trânsito aplicadas a eles, a equipe da Divisão de Educação para o Trânsito (Died) da Semob-JP vai estar, nesta quarta-feira, a partir das 16h, na faixa de pedestres da Rua Francisco Leocácio Ribeiro Coutinho, no Bessa, em uma faixa de pedestres em frente ao Carrefour. O local foi escolhido para a campanha sobre o tema, e será espaço de panfletagem, informação e orientação.
“Este é o nosso último tema e esperamos trazer um impacto positivo na forma como o motorista enxerga o pedestre no trânsito. Quem anda a pé está na situação mais vulnerável da via e deve ser foco da atenção de todos os outros modais, desde o ciclista até o motorista de grandes veículos. É com esse cuidado que podemos salvar a vida de alguém”, explicou o superintendente Adalberto Araújo.
Condutores atentos
Algumas atitudes podem ajudar os motoristas a ampliar a segurança no trânsito. Ficar atento aos limites de velocidade e não focar em distrações, como os celulares, enquanto dirigem são as principais delas. “Também alertamos que haja respeito às faixas de pedestre, e que o condutor nunca avance o sinal vermelho ou feche os cruzamentos”, explicou a chefe da Died, Gilmara Branquinho.
Os próprios pedestres podem agir de forma a ampliar sua segurança, principalmente atravessando sempre na faixa. “Os pedestres devem se colocar sempre em local visível ao condutor, aguardar na calçada o momento da travessia e só atravessar quando os veículos pararem totalmente”, explicou Branquinho.
As atividades referentes ao Dia Municipal da Paz no Trânsito acontecem diariamente até o dia 24. Outros temas abordados pela campanha serão o excesso de velocidade nas vias e o uso do celular ao volante. A campanha acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semusb), BPTran, Corpo de Bombeiros, Compav, Comitê Vida no Trânsito, Detran, DER, Dnit, DTTrans, DMTrans, Semob Cabedelo e PRF.
Comentários