VIDA URBANA
João Pessoa vai ficar mais verde
Plano de arborização é lançado nesta terça-feira (14) na capital, mais de nove mil mudas devem ser plantadas.
Publicado em 14/02/2012 às 6:30
Mais de nove mil mudas de espécies nativas (da mata atlântica) devem ser plantadas nos logradouros e prédios públicos de João Pessoa este ano. Essa é a meta da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), que lança hoje o Plano de Arborização da cidade para este ano. O evento acontece às 9h, na OCA, espaço para Educação Ambiental do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), no Róger.
De acordo com o projeto, elaborado por técnicos da Semam, em zonas residenciais a estimativa é arborizar 285 ruas em oito bairros. São eles: Cidade Verde, Bairro das Indústrias, Mangabeira, Bairro dos Estados, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco e José Américo.
Conforme o coordenador do Programa João Pessoa Verde para o Mundo e um dos técnicos que participaram da elaboração do plano, Yuri Rommel Araújo, nessas áreas o trabalho abrangerá as principais avenidas, canteiros centrais e calçadas. A meta é atingir o número mínimo de dez mudas plantadas por rua, totalizando 2.850 mudas.
“O plantio nos logradouros começa somente a partir de julho.
Mas no próximo mês já teremos plantio em áreas degradadas (como matas ciliares dos rios Cuiá e Cabelo), arborização de escolas, praças, parques, Postos de Saúde da Família (PSFs) e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis)”, elencou Yuri, ao destacar que a ideia é aproveitar o início do período chuvoso na capital – que começa nos próximos meses.
Um total de 133 escolas e Creis, além de 127 PSFs, serão beneficiados com a arborização. As áreas comerciais também estão incluídas no projeto, a exemplo da Avenida Epitácio Pessoa e do Centro. “Esse é um planejamento que acontece todos os anos e tem como objetivo arborizar a cidade, contribuir para o meio ambiente e trazer o bem-estar para a população”, definiu o coordenador do Programa João Pessoa Verde para o Mundo.
Poda Programada
Dentro do programa de arborização, também está contido o cronograma de poda das árvores, elaborado pela Semam e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Para esta ação, foram planejados serviços de manutenção e também emergenciais, que poderão ser solicitados pela população pelo telefone 3218-9183, da Divisão de Paisagismo da Sedurb.
A expectativa é que os 'cortes' preventivos sejam feitos em cinco mil árvores, localizadas em 780 ruas dos 65 bairros de João Pessoa e que precisam da poda para evitar que a queda de galhos provoque acidentes.
Comentários