VIDA URBANA
Jornalista Martinho Moreira Franco morre ao 74 anos em hospital de João Pessoa
Segundo Isabel Franco, ele passou por uma cirurgia e não resistiu ao pós-operatório.
Publicado em 06/02/2021 às 11:58 | Atualizado em 06/02/2021 às 20:04
O jornalista paraibano Martinho Moreira Franco, 74 anos, faleceu na manhã deste sábado (6), em um hospital particular, em João Pessoa. De acordo com Isabel Franco, filha do jornalista, ele estava internado desde o último sábado (30) após ter sido submetido a um procedimento cirúrgico.
Ele estava tratando de um câncer, mas no último sábado foi acometido de uma obstrução intestinal, sendo preciso passar por uma cirurgia de urgência. Segundo isabela Franco, ele passou a semana sem melhoras e acabou não resistindo neste sábado, falecendo às 10h.
O corpo de Martinho Moreira Franco será velado na Central de Velórios a partir das 13h e o enterro vai ser realizado no Cemitério Boa Sentença, em Cruz das Armas, em João Pessoa, às 16h.
Ex-secretário de Comunicação, jornalista, publicitário e atualmente colunista do Jornal A União, Martinho Moreira Franco era figura querida no meio intelectual e por autoridades. O governador João Azevedo usou sua conta pessoal para externar sua tristeza pela morte do amigo. "Uma notícia que recebemos com muita tristeza, faleceu o jornalista Martinho Moreira Franco, um dos grandes baluartes da nossa imprensa. A Paraíba perdeu um grande jornalista e eu, particularmente, perdi um amigo por quem tinha grande respeito e admiração pelo profissional competente e dedicado que foi ao longo de toda sua carreira. Martinho deixa uma história muito bonita, escrita sobre as linhas da verdade, compromisso com os fatos e com a sociedade, alicerces do jornalismo que andam até um pouco esquecidos hoje em dia. Sem dúvida, fará muita falta para todos nós. Meu abraço e minhas orações aos familiares e amigos", postou numa série de tuites.
https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1358080214430081028
https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1358080215654801410
https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1358080216984387585
https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1358080218305597441
Em nota, a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba lamenta a morte do jornalista Martinho Moreira Franco, um dos maiores profissionais do Estado da Paraíba. "Em nome de todos os filiados, o Sindicato expressa seu mais profundo pesar pelo falecimento de um profissional versátil, talentoso, ético e de habilidade magistral que deixará saudades não apenas entre nossa categoria mas em todos os leitores e admiradores da boa imprensa".
Outras homenagens
O ex-deputado Ramalho Leite foi um dos que lamentou a morte do amigo. "A imprensa paraibana ficou mais pobre com a partida de Martinho", publicou em sua conta no Facebook.
O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) para se despedir do amigo. "Meu abraço saudoso e afetuoso para Martinho Moreira Franco. Foi valente e esperançoso até as últimas. Dono de um texto diferenciado no jornalismo paraibano, MMF poderia ter ficado bem mais tempo aqui nesse plano", publicou.
https://twitter.com/realrcoutinho/status/1358070649529503747
O poeta e jornalista Linaldo Guedes também lamentou a morte de Martinho, que para ele era "um dos melhores textos do jornalismo paraibano, tendo sido, inclusive, correspondente dos jornais do eixo Rio-São Paulo".
Martinho
Martinho Moreira Franco trabalhou em quase todos os veículos de imprensa da capital paraibana e muitas vezes como correspondente de grandes veículos de Comunicação nacional. Foi editor da Revista Veja, Jornal O Globo, Jornal Correio da Paraíba, Rádio Arapuan e colunista da Revista A Semana. Além de jornalista, radialista e cronista, ele ainda atuava na área publicitária , tendo pertencido por muitos anos aos quadros da Agência Oficina Propaganda. Na esfera política foi Secretário de Comunicação na gestão do governador Tarcisio de Miranda Burity.
Comentários