icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Jovens aderem ao visual barbado

Cada vez mais usada por jovens, barba é uma forma de parecer mais charmoso, conforme o estilo e personalidade de cada um.

Publicado em 20/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/02/2024 às 17:04

Ela é uma tentação para muitas mulheres e pode contar pontos na hora da conquista. Para os homens, uma forma de parecer mais charmoso e, por que não, sexy. Estamos falando da barba, que há tempos deixou de ser adotada pelos vovôs e tem sido usada cada vez mais por jovens, conforme o estilo e personalidade de cada um.

No ofício de barbeiro há 30 anos, Lamartine Alves acompanhou os momentos de “febre” das barbas, muito presente na década de 1970 até o final dos anos de 1980, e o estilo “cara limpa” na década de 1990, quando poucos homens ousavam em cultivar pelos no rosto. O movimento dos “sem barba” ganhou força na mídia principalmente por causa de famosos norte-americanos, como os meninos da banda Hanson e o ator Leonardo Di Caprio.

“Nessa época quase não se usava barba e os homens procuravam tirar todo o pelo do rosto. Com o passar dos anos, muitos deixaram de procurar até salões específicos para esse tipo de cuidado e quem procurava mais as barbearias eram os homens mais velhos, na faixa etária dos 50 anos”, lembra Lamartine Alves, que trabalha na barbearia Savoy, em João Pessoa.

Ainda segundo o profissional, os homens mais maduros continuam sendo os adeptos mais comuns das barbas.

Contudo, os rapazes de 20 até os 30 anos mostram-se cada vez mais animados com a proposta do visual mais expressiva dos pelinhos no rosto.

“Hoje, toda essa galera dos vinte e poucos anos procura deixar a barba crescer, só que com um design diferente. Eles procuram mais essa barba rala e cerrada, como se o pelo estivesse ainda em crescimento. Já os mais velhos, de 40 a 50 anos, procuram aquela barba tradicional, mais cheia e fechada”, explica o barbeiro.

O estilo jovial lembrado por Lamartine Alves é a opção do universitário Atêncio Wanderlei. Ao contrário dos demais homens da família, há dois anos ele mantem a barba e conta que o estilo também transmite seriedade. “Quando eu deixei a barba crescer todo mundo dizia que minha aparência ficava melhor com barba, além de deixar o rosto mais sério. Então, eu sempre uso a barba mais fechada e diminuo somente o tamanho do pelo”, disse o jovem, acrescentando ainda que o visual adotado também é aprovado pela namorada.

O personal trainner Rodolfo Vitorino também partilha da mesma opinião e tem cultivado a barba. Ao contrário do amigo, ele conta que vai sempre à barbearia para manter o design, além de tomar os cuidados necessários para não irritar a pele do rosto. “Eu quis mudar o estilo e como também pratico jiu-jitsu, transpiro muito e tenho que ficar sempre hidratando o rosto para a pele não ficar ressecada”, diz.

ESTILO DE BARBA PODEM SITIO DE BARBA PODE REVELAR A PERSONLIDADE.

O visual barbado está aí para todos os gostos e formatos de rostos. Há estilo tanto para os rapazes que fazem a linha mais comportada, como muitos atores do elenco da próxima novela das 21h da Rede Globo, 'Império', quanto para os que fazem a linha 'rock in roll', como o músico Tico Santa Cruz. Mas, seja qual for o estilo, o fato é que a barba agrada a muitas mulheres.

Prova disto é o sucesso da página 'Faça Amor, não faça a Barba'. Com o apelo “desculpem-me os 'desbarbados', mas barba é fundamental", a fan page conta com mais de 430 mil usuários e entre postagens com frases bem humoradas sobre as vantagens de ser “barbudo” há também várias fotografias de usuários com os mais diversos estilos.

Também seguindo o mesmo estilo de Atêncio e Rodolfo, o universitário Mateus Costa, 20 anos, aderiu ao visual barbado há duas semanas. Segundo ele, além de atender aos apelos da namorada, o novo estilo também proporciona conforto para quem tem uma rotina puxada e não tem muito tempo de fazer a barba todos os dias.

“Quando era adolescente, sempre achava bacana o visual com barba. Aí, decidi deixar crescer e uso assim mesmo, desajeitado. A namorada gosta, eu gosto e é cômodo porque evita que eu faça a barba todos os dias”, comenta.

O hair stylist campinense JR lembra que o estilo de barba mais comum usado atualmente é que remete ao estilo hippie chic e não mais aquele formato cavanhaque que ficava “solto” no rosto. Além disso, ele reforça que a barba é também uma maneira dos meninos expressarem a personalidade e mudarem o estilo.

“Hoje os homens estão mais ousados e esse novo estilo de barba também se reflete nisso. Do mesmo jeito que as mulheres pintam os cabelos, os homens procuram mudar o visual com a barba”, comenta JR, acrescentando ainda que é preciso cuidar também do visual dos cabelos. “No caso dos homens que gostam daquela barba cheia, estilo jogador de hockey, é preciso manter os cabelos mais curtos”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp