icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

JP na frente para gerar empregos

Em fevereiro, a criação de postos de trabalho na capital representou um aumento de 1,30% no número de trabalhadores registrados.

Publicado em 06/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:39

No mês em que é celebrado o Dia do Trabalhador, João Pessoa comemora o fato de ser a segunda cidade do Nordeste que mais gera empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicam que, só este ano, 2.963 novos empregos foram gerados no município. No ano passado foram 6.958.

Em fevereiro, a criação de postos de trabalho na capital representou um aumento de 1,30% no número de trabalhadores registrados. O índice é 3,7 vezes maior do que a média estadual, que é de 0,35%.

O saldo positivo se deve ao esforço concentrado da prefeitura em promover o crescimento social e econômico dos cidadãos pessoenses. A gestão municipal, que agora em maio comemora 500 dias, tem concedido incentivos fiscais a empresas que desejam se instalar e gerar empregos em João Pessoa, como os call centers.

O setor que mais gerou vagas foi o de serviços, que trouxe para a capital 1.490 das 1.731 que foram preenchidas em todo o Estado. Outros setores que aumentaram as oportunidades de emprego na cidade foram o de construção civil, com 352 vagas; comércio, com 350; serviços industriais de utilidade pública, com 78 novos empregos; indústria e transformação com 12 e administração pública com três.

CONCURSOS DA PMJP GERAM 2.260 VAGAS DE EMPREGO

Os concursos públicos foram responsáveis pela geração de 2.260 vagas de emprego este ano e no ano passado. Destas, 960 vagas já foram preenchidas, ou seja, os aprovados já foram nomeados para seus cargos.

Foram 638 vagas na área de saúde, 302 para a guarda municipal e 20 para a Procuradoria do município. São os primeiros procuradores do município. João Pessoa não tinha procurador, informou a Secretaria da Administração.

Existem ainda 1.300 vagas na área de educação que foram ofertadas em concurso realizado no início deste ano. São 1.000 professores e 300 técnicos aprovados, cujas nomeações deverão ocorrer em breve.

Para os servidores atuais, a prefeitura conta com um programa de qualificação, onde são oferecidos cursos em diversas áreas, como direito, informática e gestão pública.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp