VIDA URBANA
JP na frente para gerar empregos
Em fevereiro, a criação de postos de trabalho na capital representou um aumento de 1,30% no número de trabalhadores registrados.
Publicado em 06/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:39
No mês em que é celebrado o Dia do Trabalhador, João Pessoa comemora o fato de ser a segunda cidade do Nordeste que mais gera empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) indicam que, só este ano, 2.963 novos empregos foram gerados no município. No ano passado foram 6.958.
Em fevereiro, a criação de postos de trabalho na capital representou um aumento de 1,30% no número de trabalhadores registrados. O índice é 3,7 vezes maior do que a média estadual, que é de 0,35%.
O saldo positivo se deve ao esforço concentrado da prefeitura em promover o crescimento social e econômico dos cidadãos pessoenses. A gestão municipal, que agora em maio comemora 500 dias, tem concedido incentivos fiscais a empresas que desejam se instalar e gerar empregos em João Pessoa, como os call centers.
O setor que mais gerou vagas foi o de serviços, que trouxe para a capital 1.490 das 1.731 que foram preenchidas em todo o Estado. Outros setores que aumentaram as oportunidades de emprego na cidade foram o de construção civil, com 352 vagas; comércio, com 350; serviços industriais de utilidade pública, com 78 novos empregos; indústria e transformação com 12 e administração pública com três.
CONCURSOS DA PMJP GERAM 2.260 VAGAS DE EMPREGO
Os concursos públicos foram responsáveis pela geração de 2.260 vagas de emprego este ano e no ano passado. Destas, 960 vagas já foram preenchidas, ou seja, os aprovados já foram nomeados para seus cargos.
Foram 638 vagas na área de saúde, 302 para a guarda municipal e 20 para a Procuradoria do município. São os primeiros procuradores do município. João Pessoa não tinha procurador, informou a Secretaria da Administração.
Existem ainda 1.300 vagas na área de educação que foram ofertadas em concurso realizado no início deste ano. São 1.000 professores e 300 técnicos aprovados, cujas nomeações deverão ocorrer em breve.
Para os servidores atuais, a prefeitura conta com um programa de qualificação, onde são oferecidos cursos em diversas áreas, como direito, informática e gestão pública.
Comentários