VIDA URBANA
JP tem problemas menores
Publicado em 15/01/2012 às 8:00
Em João Pessoa, os problemas relacionados aos transportes públicos são menores em relação a Bayeux e Santa Rita. Com seis empresas que somam uma frota de 520 coletivos, a capital tem condição de fazer uma reserva estratégica. Nas ruas, circulam apenas 457 unidades, enquanto que outras 63 ficam nas garagens e são acionadas quando precisam socorrer passageiros que estavam a bordo de ônibus que quebraram.
"Todas as seis empresas operadoras têm esse contingente para eventuais quebras”, afirma o presidente da Associação de Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (Aetc-JP), Mário Tourinho.
Outra vantagem de João Pessoa em relação as duas cidades é a idade da frota. Segundo a Aetc-JP, a frota pessoense está entre as mais novas do país, com apenas 3,9 anos, enquanto que a média nacional é 5,5 anos. De acordo com a AETC-JP, o intervalo máximo entre as viagens gira em torno de dez a 15 minutos.
Tourinho afirma que a frota existente é suficiente para atender a demanda de João Pessoa. No entanto, a cidade já enfrenta a concorrência com os transportes clandestinos. Para o presidente da Aetc-JP, a ação dos clandestinos é uma afronta aos poderes públicos.
Comentários