icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

JP tem uma árvore para cada dez habitantes

Nas calçadas e passarelas de 35 bairros, são mais de 75 mil árvores. Número equivale a uma árvore para cada dez pessoas, já que IBGE estima que a população da cidade é de 702 mil habitantes.

Publicado em 11/09/2011 às 10:02

Da Redação

Somente em calçadas e passarelas de 35 bairros, João Pessoa possui mais de 75 mil árvores. O número equivale a uma árvore para cada dez pessoas, já que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população da cidade é de 702 mil habitantes. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da capital e faz parte de um levantamento que começou a ser feito em 2007.

Na época, o estudo mostrou que em 35 bairros de João Pessoa existiam 15.384 árvores em calçadas e passarelas. Elas estavam plantadas em 912 ruas. Com base nesses dados, a Prefeitura lançou projeto “João Pessoa, Verde para o Mundo”, com uma meta ousada: plantar 12.500 mudas a cada 12 meses.

Após quatro anos, a iniciativa já resultou na arborização de dezenas de bairros. Foram plantadas mais de 60 mil espécies nativas da Mata Atlântica e a previsão é elevar esse número para 72 mil até o final deste ano. De acordo com a Semam, as áreas que possuem mais árvores em vias públicas são Ernesto Geisel, Cristo
Redentor, Bessa, Bancários, Castelo Branco e Bairro dos Estados.

Os bairros do Róger, do Tambiá e do Varadouro são os que têm a maior parcela de área verde da cidade, em virtude da presença do Parque Arruda Câmara, uma reserva ambiental com mais de 43 hectares de tamanho.

Além de melhorar a paisagem natural da cidade, o trabalho de arborização influencia na qualidade de vida da população. Paulo Rosa, geógrafo e professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba, afirma que as árvores interferem nas saúdes física e mental das pessoas.

Elas melhoram a qualidade do oxigênio, reduzem as altas temperaturas e influenciam no funcionamento do cérebro e de outros órgãos vitais do corpo. Ele explica que a quantidade de árvores numa cidade tem relação direta com a qualidade de vida da população. “As árvores têm a capacidade de capturar o gás carbônico, a substância nociva à saúde e é eliminada pelos veículos. Esse gás é transformado em oxigênio e liberado no ar”, detalha.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp