VIDA URBANA
JP vence prêmio pela preservação do patrimônio histórico
Cidade foi premiada pelo nstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura (MinC). Cerimônia de premiação acontece em Brasília.
Publicado em 30/06/2009 às 11:23
Da Redação
Com Secom-PMJP
O Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa rendeu à cidade um prêmio concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura (MinC). A cidade foi vencedora na categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro.
A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 14 de outubro, às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. A Comissão Nacional de Avaliação, que apontou os vencedores deste ano, analisou 67 participantes em sete categorias.
Nos anos anteriores, os premiados no item “institucional” foram o Instituto de Pesquisas Etno-Ambiental do Xingu/Ipeax, em Camarana, no Mato Grosso (2008); Instituto Homem Pantaneiro, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul (2007); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Associação Pró-Reforma, em Bananal, São Paulo (2005); e a empresa Sol Informática, de Belém, no Pará. O Prêmio Rodrigo de Melo Franco, em homenagem ao fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ocorre desde 1994.
De acordo com Fernando Moura, da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (Probech), o prêmio concede ao vencedor o direito a um valor em dinheiro. Mas segundo ele, o mais importante é o prestígio que a Capital paraibana irá desfrutar a partir da divulgação que será realizada pelo Iphan, através de peças publicitárias e eventos culturais.
O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) destacou a importância do prêmio, lembrando que o Governo Municipal investiu em torno de R$ 41 milhões, sendo mais de 50% de recursos próprios, o que refletiu uma nova postura gerencial no processo de revitalização da cidade.
Comentários