icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Justiça devolve posse de área no Bessa à direção do Aeroclube

Prefeitura de João Pessoa assumiu imóvel por sete horas e destruiu a pista de pouso e decolagem. Às 23h30, presidente do TJ-PB cassou liminar de desapropriação.

Publicado em 23/02/2011 às 6:38

Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba
Foto: Marcus Antonius/Ocarcara.com

Em menos de sete horas, a história da desapropriação do Aeroclube da Paraíba ganhou ares de novela mexicana e sofreu duas reviravoltas. Por volta das 17h da terça-feira (22), a Justiça Estadual decretou a desapropriação da área no Bessa, em João Pessoa, e a posse imediata do imóvel pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Diante da decisão provisória, a Administração Municipal foi até o imóvel e destruiu a pista de pouso e decolagem.

Ainda ontem à noite, às 23h30, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Abraham Lincoln, cassou a liminar de desapropriação e determinou que a posse retorne para a diretoria do Aeroclube, que promete entrar com um pedido de indenização contra a PMJP.

O presidente do Aeroclube, Rômulo Araújo Carvalho, condenou a ação da PMJP: "Nem no tempo da ditadura militar a Paraíba passou por ato tão chocante", afirmou. Acrescentando que "entraram com máquinas, não intimidaram o presidente do Aeroclube, destruíram a pista. Parece que estava tudo arquitetado", acusou.

Rômulo Araújo, que está em Brasília, disse que ainda nesta quarta-feira tem um encontro com o ministro da Aeronáutica e que vai pedir a ajuda do Exército para recuperar a pista. Ainda de acordo com o presidente, no próximo fim de semana os departamentos de aeromodelismo e paraquedismo estarão funcionando. "As equipes vão partir de outros aeródromos para continuar as atividades", declarou.

Ação foi rápida

Três horas depois da Justiça Estadual acatar o pedido de desapropriação do Aeroclube, a Prefeitura tomou posse do imóvel e destruiu a pista. Usuários ainda tentaram impedir a entrada das máquinas, mas a manifestação não surtiu efeito. Por volta das 18h, a área começou a ser destruída, e quase às 21h toda a pista já havia sido escavada.

A tomada de posse do imóvel e a entrada das máquinas foram acompanhadas pelo procurador-geral do município, Geilson Salomão. Também esteve no local o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Lucius Fabiani, além de policiais militares do Choque e agentes de controle urbano da Secretaria.



Segundo o secretário Lucius Fabiani, a tomada de posse do aeroclube é o passo inicial para a construção do Parque Parahyba. Ele acrescentou que a PMJP pagou, na semana passada, a indenização no valor de R$ 5,1 milhões pelo imóvel que tem área de mais de 341 mil metros quadrados.

Questionado sobre a extensão da demolição, o secretário informou que o passo inicial seria apenas a remoção da pista de pouso e decolagem. O hangar onde estão as aeronaves e as construções onde funcionam as escolas de piloto e paraquedismo, além do clube de aeromodelismo, deverão ser demolidos numa segunda etapa

Ainda de acordo com Lucius Fabiani, a remoção das aeronaves será discutida posteriormente. "Ainda não temos uma decisão sobre o assunto. Uma das sugestões é a retirada das aeronaves por uma pista improvisada ou até mesmo a remoção através do desmonte dos equipamentos", informou.

Leia a reportagem completa no Jornal da Paraíba desta quarta-feira (23)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp