VIDA URBANA
Justiça retoma debate sobre Lady; ida para Santuário de Elefantes deve ser confirmada
Técnicos da Bica visitaram a ONG que fica no Mato Grosso.
Publicado em 30/10/2019 às 10:56 | Atualizado em 30/10/2019 às 15:49
A decisão final sobre o destino da elefanta Lady vai ser tomada nesta quarta-feira (30). A Justiça Federal realiza uma nova audiência, a partir das 14h, para discutir a situação do animal e deve ser confirmada a transferência para o Santuário de Elefantes do Brasil, que fica no Mato Grosso.
O processo que está tramitando na Justiça Federal foi movido por entidades de proteção animal que questionam as condições em que Lady vive na Bica, onde está desde 2013, depois de ter sido resgatada de um circo. Segundo uma perícia solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), Lady vem sofrendo de problemas de saúde na Bica e não tem tido o tratamento adequado. A prefeitura de João Pessoa nega que isso ocorra.
No dia 18 de outubro aconteceu a primeira audiência do caso. As partes envolvidas fizeram um pré-acordo sobre a possibilidade de transferência. Todos concordaram em fazer uma avaliação técnica do Santuário para comprovar as condições da ONG para receber a elefanta.
Técnicos da prefeitura estiveram na sede do Santuário de Elefantes na semana passada. De acordo com fontes da administração municipal, o relatório elaborado é favorável à transferência de Lady para o local.
Na primeira audiência, o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, já dava a transferência como certa. “Lady [ na Bica] se encontra sozinha,solitária, não se conjectura em hipótese alguma a possibilidade de maus tratos, mas é necessário que a prefeitura e os órgãos pensem no melhor para a qualidade de vida da elefanta. Se é o santuário, que seja para lá”, completou o secretário.
Comentários