icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Laerte Cerqueira estreia no JP

Laerte passará a dar sua opinião diária sobre política, com uma análise dos principais fatos dos cenários paraibano e nacional. 

Publicado em 31/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 16:11

Com a carreira consolidada como repórter na TV Cabo Branco, Laerte Cerqueira encara um novo desafio com a estreia amanhã de uma coluna no JORNAL DA PARAÍBA. O profissional passará a dar sua opinião diária sobre política, com uma análise dos principais fatos dos cenários paraibano e nacional.

Segundo o jornalista, o modelo de sua coluna será estruturado por um artigo e notas a respeito das decisões tomadas no Estado e também em Brasília que geram interesse da população paraibana. O canal visa a impulsionar a discussão sobre política entre a sociedade, com informações aprofundadas, apuração diária e reflexão.

Com 11 anos de experiência, Laerte conta que alguns projetos jornalísticos da afiliada da Rede Globo em João Pessoa estreitaram sua relação com as causas sociais. A “Caravana JPB” trouxe reportagens de denúncia social e fez Cerqueira percorrer o Estado do Litoral ao Sertão em busca de histórias de vida que precisavam de atenção dos governantes. Outro trabalho de sua autoria que gerou grande repercussão na Paraíba foi o quadro “Eu Quero Justiça”, que mostrou casos de indignação de famílias e da população que muitas vezes buscava uma forma de cobrar seus direitos.

Além dessas experiências, Laerte acredita que as coberturas da Assembleia Legislativa e o interesse particular por temas políticos o ajudaram a adquirir um conhecimento abrangente do assunto. “Eu comecei fazendo matérias na Assembleia diariamente, mostrava à população o trabalho dos parlamentares e esclarecia os assuntos que eram discutidos no local. “Durante um ano, tive uma relação muito intensa com a política e, por isso, eu sempre estava ligado às pautas de denúncias que tinham relação com o poder público”, resumiu.

Na sua opinião, o grande desafio desse novo canal com o público é discutir as questões de maneira clara para facilitar o entendimento e chamar a atenção de leitores que nunca se interessaram por política, oferecendo um equilíbrio entre informação e opinião.

Para Angélica Lúcio, editora-executiva do JORNAL DA PARAÍBA, a estreia do colunista vai agregar ainda mais valor ao conteúdo do veículo e proporcionar mais informações para os paraibanos.

“Com a chegada de Laerte Cerqueira ao nosso time, teremos ‘sangue novo’ na análise política e os leitores vão ter acesso a um olhar plural sobre as questões locais e nacionais, sempre refletindo sobre os fatos e buscando revelar aos leitores o que há por trás dos bastidores”, declarou.

PROFISSIONAL VALORIZA VIDA ACADÊMICA

A relação com a política paraibana começou desde o projeto de conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Laerte fez análises da extinta revista Realidade e estudou a linguagem sociopolítica do veículo. A dedicação ao assunto fez com que ele também trouxesse a temática para o Mestrado em Letras na UFPB. A discussão eleita para o trabalho de conclusão de pós-graduação foi o desastre de Camará, incidente que aconteceu em 2004, quando ocorreu a ruptura de um trecho da Barragem de Camará e envolveu vários governantes.

Ampliando esses estudos, Laerte deu início este ano ao doutorado em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de Mídia, Linguagens e Processos Sociopolíticos. Graças à afinidade com o tema, o jornalista lançará até julho o livro “O Desastre de Camará”, fruto de suas análises políticas durante a trajetória profissional e acadêmica.

Laerte revela que o amor pela política nasceu da união dos estudos da Academia com o trabalho na televisão. “Gosto do assunto por causa da linguagem que traz e pela importância dele para a transformação da sociedade”, disse. Para ele, o seu conhecimento teórico lhe dá mais habilidade e segurança para colocar em prática o seu novo projeto. “O discurso político produz uma série de sentidos e pode gerar várias interpretações. Com a coluna, quero abrir espaço para o debate”, concluiu.

No currículo, Cerqueira coleciona uma série de prêmios que reconhecem seu trabalho ao longo dos anos. Laerte ganhou dois Prêmios Sebrae de Jornalismo (etapa estadual e nacional), na categoria Telejornalismo; quatro troféus no Prêmio AETC-JP na mesma categoria; três troféus no Festival Audiovisual Comunicurtas na categoria Televisão e o Prêmio Clara de Assis, na categoria Reportagem.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp