icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Lançamento de edital de seleção para Trauminha de Mangabeira é adiado

Medida foi publicada em uma edição extra do Semanário Oficial de João Pessoa.

Publicado em 27/01/2020 às 17:37 | Atualizado em 28/01/2020 às 8:15


                                        
                                            Lançamento de edital de seleção para Trauminha de Mangabeira é adiado
Foto: Secom-JP

O Secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, decidiu prorrogar por 30 dias o prazo para apresentação do edital com cronograma pela Comissão do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais para o Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcisio Burity, o Trauminha de Mangabeira. A medida foi tomada no último dia 15 de janeiro e publicada numa edição extra do Semanário Oficial de João Pessoa, disponibilizada nesta segunda-feira (27).

A contratação do pessoal é em cumprimento ao Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta celebrado entre o Ministério Público da Paraíba e o Município de João Pessoa, firmado no final de novembro e publicado em dezembro de 2019.

Na mesma época em que assinou o TAC, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), informou que deve ser feito concurso para 1.146 vagas em diversas áreas, sendo 399 delas para a saúde, com oportunidades para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biomédicos, cirurgião dentista, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, além de técnicos em radiologia, laboratório e imobilização ortopédica. Aproximadamente 80% dos profissionais vão atuar no Hospital Ortotrauma de Mangabeira.

No entanto, segundo a Secretaria de Saúde, através da assessoria de imprensa, disse que a seleção que teve o prazo prorrogado não é a mesma anunciada pelo prefeito, que vai se de fato para servidores efetivos. A pasta disse ainda que, de acordo com a coordenadora de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES), "os prazos para elaboração são definidos com base na necessidade e complexidade do processo, compreendendo que envolve diversos cargos para o preenchimento e composição do quadro funcional do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma)".

Prazos

Conforme o TAC, a Prefeitura Municipal de João Pessoa deve realizar o concurso até o dia 30 de novembro de 2020. O órgão deve compor e instalar a comissão do concurso até o dia 27 de dezembro de 2019, e até o dia 27 de março de 2020 deve ser assinada a licitação para escolha da banca. A convocação, nomeação e posse dos candidatos aprovados deve acontecer até o dia 31 de março de 2021.

Atualmente, o Trauminha conta com cerca de 1.230 colaboradores, mas apenas 34,88% deles são efetivos. A maior parte dos servidores é composta por pessoas com contratos temporários, para atender necessidades de excepcional interesse público, só que estão desempenhando atividades que seriam do quadro permanente, e isso é inconstitucional.

Após a posse dos aprovados, os contratos precários devem ser rescindidos em um prazo máximo de 30 dias consecutivos. Até o dia 30 de junho de 2020, todos os contratos pessoais para a prestação de serviços de higienização e limpeza da unidade hospitalar devem ser rescindidos, já que a prefeitura se comprometeu em terceirizar este tipo de serviço.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp