VIDA URBANA
Lanches gordurosos devem ser evitados
Frituras, molhos e condimentos podem ser prejudiciais, principalmente em dias quentes.
Publicado em 13/01/2013 às 14:00
Os cuidados com a alimentação devem ser mantidos também na hora do lanche. Para quem não resiste aos salgados vendidos em lanchonetes, a recomendação do endocrinologista Ednardo Parente é dar preferência aos que são feitos no forno. “Um pastel de forno tem um teor de gordura menor do que aquele que é frito no óleo”, exemplificou o médico. Além de frituras e gorduras, os molhos e condimentos em excesso também podem ser substituídos por opções mais saudáveis.
Durante a ida à sorveteria, uma alternativa é dar preferência aos picolés e sorvetes de frutas, pois, além de serem menos calóricos, contêm mais água e ajudam na hidratação corporal. Ednardo Parente reforça que, no período de férias, é possível comer de tudo um pouco. Mas o importante é “sempre evitar o exagero”.
A cabeleireira Ana Beatriz Almeida passa o dia trabalhando e não tem tempo de passar em casa durante o horário de almoço.
“Acabo comendo na rua todos os dias, praticamente o ano inteiro”, afirmou. Ela disse que prefere os restaurantes do tipo 'self-service', porque têm comida a quilo e oferecem maior variedade.
“Eu tento manter uma alimentação saudável. Mas, às vezes, tem feijoada, lasanha ou outro prato calórico e a gente acaba não resistindo”, contou a cabeleireira.
Para os dias de calor, Ana Beatriz resolveu adotar uma disciplina mais rigorosa, com o intuito de controlar melhor a quantidade e a qualidade da comida ingerida ao longo da semana. “Eu evito frituras e comidas muito gordurosas e bebo muita água, o dia inteiro. Prefiro comer saladas e frango grelhado, para controlar o peso também. Se eu não me cuidar, comendo fora de casa todo dia, vou engordar, com certeza”, contou Ana.
Comentários