icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Lei Antifumo na PB só recebeu três denúncias em mais de um ano

Notificações aconteceram em João Pessoa e Campina Grande. Lei foi sancionada no ano passado.  

Publicado em 29/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:45

Apesar da Lei Antifumo estar em vigor em todo o Estado da Paraíba desde o ano passado, ainda é pequena a quantidade de denúncias recebidas pelos órgãos regulamentadores. Em pouco mais de um ano, as Vigilâncias Sanitárias de João Pessoa e de Campina Grande só registraram três denúncias, sendo todas elas realizadas este ano. Duas aconteceram em restaurantes na capital, enquanto que a outra foi registrada em uma lanchonete de Campina Grande. Em nenhuma delas o proprietário do local recebeu multa.

Essa pequena quantidade de reclamações tem limitado a ação dos fiscais, uma vez que, de acordo com as gerências regulamentadoras, a maioria dos estabelecimentos respeita a colocação de avisos informando a proibição do fumo, e que a autuação poderá acontecer quando algum cliente desrespeitar a lei. Segundo explicou Alberto dos Santos, gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, os locais estão de acordo com a lei, o que é preciso é haver mais denúncias para resultar em flagrantes.

“Os estabelecimentos respeitam a lei, já que nós fiscalizamos todos no que se refere a colocação de cartazes e adesivos avisando a proibição de fumar. Os que comercializam o cigarro respeitam a proibição da venda para menores de idade, contudo, só com denúncias de clientes é que podemos flagrar o desrespeito à regulação. No momento das denúncias nós verificamos os vestígios. Se eles forem encontrados, nós autuamos o proprietário que permitiu que o cliente fumasse em um local não autorizado”, explicou Alberto dos Santos.

Em Campina Grande, a notificação da lanchonete desrespeitando a lei antifumo ocorreu após um flagrante. Segundo confirmou Betânia Araújo, gerente da vigilância municipal, a participação da população é fundamental para que a lei seja respeitada. Ela explicou ainda que todos os bares e restaurantes da cidade assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) se comprometendo a atender às determinações da lei.

“A assinatura desse TAC serviu para que os estabelecimentos estivessem de acordo com a lei. Por isso que em todos os locais respeitam a regulamentação. Já o descumprimento é uma questão pontual de um cliente que não respeita naquele momento, por isso que a denúncia é importante. Mas infelizmente a população ainda não tem a prática de denunciar. Para ampliar o serviço, sempre que há algum tipo de denúncia, nós voltamos ao local para verificar se a lei continua sendo cumprida”, disse Betânia Araújo.

MULTA
A Vigilância Sanitária de Campina Grande ainda acrescentou que os estabelecimentos comerciais reincidentes serão multados. A multa recai sobre o dono do comércio e varia de R$ 2 mil, podendo chegar a R$ 1,5 milhão e até causando a suspensão da licença de funcionamento do estabelecimento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp