VIDA URBANA
Levantamento aponta 43 bairros sem hidrantes na capital
Informações do Corpo de Bombeiros resultou na aquisição de 100 novos hidrantes, mas instalação depende de análise da Cagepa.
Publicado em 01/09/2015 às 6:00
Dos 64 bairros de João Pessoa, 43 não possuem hidrantes, equipamentos indispensáveis para a certeza de um atendimento completo em casos de incêndios de grandes proporções, de acordo com o Corpo de Bombeiros. As informações são fruto de um levantamento feito pela corporação após a instauração de Inquérito Civil Público por parte da 2ª Promotoria do Meio Ambiente de João Pessoa, que resultou na aquisição de cem hidrantes para a capital. A instalação destes, contudo, depende de uma análise da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e ainda não possui previsão de acontecer.
Segundo um levantamento do Batalhão de Combate a Incêndio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), até o início desta semana, a Região Metropolitana de João Pessoa registrou um total de 411 incêndios, dos quais 118 foram concentrados em quatro bairros da capital. Os bairros que mais concentraram incêndios na capital foram Mangabeira, com 54, Altiplano, com 28, Bancários, com 20, e Centro, com 16.
Dentre os bairros que mais registraram ocorrências na capital, alguns não possuem sequer um hidrante, como é o caso do bairro do Altiplano. Também entre aqueles com mais registros de incêndios está o bairro dos Bancários, que possui só um equipamento. Conforme o tenente Dutra, chefe da seção de estatística do 1º BBM, não são raras as faltas d'água em ocorrência de incêndios na capital.
Ao todo, conforme o chefe da seção da hidrantes da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, tenente Isales Santos, a capital possui um total de 49 hidrantes, dos quais apenas 43 estão em pleno funcionamento, distribuídos em 21, dos 64 bairros da cidade. Dentre eles, o que possui mais hidrantes é o Centro, com onze equipamentos. Em segundo lugar está o bairro do Valentina, com cinco hidrantes, seguido pelo Varadouro, com quatro, Colinas do Sul, também com quatro, e Mangabeira, com três. “Em visitas técnicas pela cidade, constatamos que os números não eram suficientes, porque a cidade cresceu, mas a rede não. Segundo ficamos sabendo em uma audiência, o último hidrante instalado em João Pessoa dataria do ano de 1917”, revelou.
CEM NOVOS HIDRANTES
Uma iniciativa do Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria do Meio Ambiente, objetivou mudar essa realidade. “Nós entendemos que não há nada mais resolutivo do que um trabalho preventivo, tanto é que, ao provocarmos o Corpo de Bombeiros, um levantamento detectou que serão necessários ao menos cem novos hidrantes para a cidade”, comentou o promotor João Geraldo Barbosa.
Os novos hidrantes foram adquiridos pelo Corpo de Bombeiros há cerca de dois meses e estariam aguardando aprovação da Cagepa para serem instalados, segundo o promotor.
CAGEPA
A assessoria de comunicação da Cagepa informou que a Companhia tem conhecimento da questão e que, apesar do que ficou acordado em audiência com o Ministério Público, ainda não recebeu a solicitação por ofício. Assim que receber o documento, deverá iniciar esse planejamento.
Segundo o tenente Isales Santos, o Corpo de Bombeiros encaminhou no dia 14 de julho a listagem pedida pela Cagepa para analisar os primeiros pontos e proceder com a instalação dos hidrantes que já foram adquiridos. Ele ressaltou que deve oficiar ainda essa semana a Cagepa para dar andamento às análises e prosseguir com a instalação, o quanto antes, desses equipamentos.
NÚMEROS
Em 2014 foram registrados, conforme o Corpo de Bombeiros, 2.414 incêndios na Paraíba. De janeiro a julho deste ano, já ocorreram 1.546.
Bairros que possuem hidrantes na capital: (21 dos 64 possuem o equipamento)
Bairro dos Estados
Bancários
Cabo Branco
Colinas do Sul
Centro
Cristo
Cruz das Armas
Costa e Silva
Distrito Industrial
Geisel
Ilha do Bispo
Jaguaribe
Jardim Veneza
Mangabeira
Oitizeiro
Penha
Torre
Tambaú
Valentina
Varadouro
Varjão
Comentários