VIDA URBANA
Levantamento aponta que Patos apresenta alto risco de surto de dengue
Maior parte das larvas foi encontrada em tonéis e outros reservatórios rasteiros. Coordenadora da Vigilãncia Ambiental pede a conscientização da população.
Publicado em 27/03/2015 às 12:42
O município de Patos, no Sertão paraibano, vive um alto risco de surto de dengue. A informação é da secretaria de saúde da cidade que, por meio da Vigilância Ambiental, concluiu recentemente o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypt (LIRAa) realizado neste ano 2015, cujo resultado foi 6,8.
De acordo com as Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue (2009), os parâmetros para classificação dos estratos e dos municípios, quanto à infestação pelo Aedes aegypti, são: menor que 1%, satisfatório; de 1% e 3,99%, alerta; acima de 3,99%, risco.
Conforme a coordenadora da vigilância, Gorete Batista, a maior parte das larvas do mosquito foi encontrada em tonéis e outros reservatórios rasteiros. Ainda segundo ela, as equipes de agentes de endemias vêm continuando o trabalho rotineiro de combate à dengue, com visitas domiciliares e repasse de orientações à população sobre as formas de prevenção dos focos.
“Está faltando a população tomar consciência de lavar esses reservatórios periodicamente e também receber bem os agentes de endemias, pois eles passam a cada dois meses, e por isso é muito importante que saibam a situação de cada residência”, ressaltou.
Comentários