icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Liberação da Botto de Menezes é adiada de novo por causa das chuvas

Segundo o engenheiro responsável pela obra, a avenida deverá ser entregue até, no máximo, o dia 30 de julho. Mas, prazo só será atendido se as chuvas diminuírem.

Publicado em 16/07/2011 às 8:00

Da Redação

A avenida Botto de Menezes, interditada há mais de três meses para obras de drenagem, tem novo prazo para ser liberada: 30 de julho. Mas, segundo o engenheiro Francisco Garibaldi, responsável pela obra, esse prazo só será atendido se os índices de chuva na Capital diminuírem. Para ele, 10 dias alternados de sol serão suficientes para que a avenida esteja pronta até o fim do mês.

Para o engenheiro Garibaldi, responsável da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de João Pessoa pela obra, o maior responsável pelo atraso dos trabalhos na avenida foi a chuva que assolou a Capital nos últimos meses. Mas, ele garante que, “se o tempo nos próximos dias alternar entre chuvas fracas e neblina, a obra será entregue até o dia 30 de julho”.

Segundo Garibaldi, a obra está praticamente concluída, restando os trabalhos de terraplenagem e pavimentação da via. O engenheiro afirmou que, tentando se adequar ao período chuvoso, a Seinfra já tomou a providência para conseguir material apropriado para a finalização da obra. A pavimentação será feita com macadame hidráulico com pedra granítica e areia, processo que é mais resistente à ação da água.

“No processo de pavimentação, é feita uma camada de 20 centímetros de pedra com diâmetro entre 10 e 25 centímetros. E é preciso aguar essa camada, mas o excesso de água pode ser prejudicial. Chuvas leves não atrapalhariam o trabalho”, afirmou o engenheiro Garibaldi, acrescentando que se até o fim do mês houver 10 dias alternados de sol, o prazo será atendido.

Confira o infográfico do Paraíba1 que traz as principais vias alternativas para fugir da avenida Botto de Menezes:



Prazos

A previsão inicial era de que as obras durasse 60 dias. Quando esse prazo se esgotou, a Seinfra informou que as condições climáticas, com muitas chuvas, impossibilitaram o cumprimento do prazo. A Secretaria estipulou esta sexta-feira (15) como novo prazo para a entrega definitiva da via, prazo que foi estendido novamente.

Investimento

O investimento é de cerca de R$ 650 mil. Com essa intervenção, a prefeitura acredita que dará solução definitiva aos problemas de infraestrutura na comunidade Riachinho.

Obras

Segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Hermes Felinto, um trecho da via foi demolido para a colocação dos tubos de drenagem. A obra foi iniciada em 28 de março e, por essa razão, a via está interditada desde então. Durante o período de trabalho, foi construída uma passarela de madeira para facilitar a travessia dos pedestres. A obra inclui a construção das calçadas.

A drenagem do local vinha sendo feita através de um bueiro duplo tubular de 1 mil milímetros, construído na década de 1950, cuja vazão atendia as necessidades da época. O bueiro foi substituído por um outro triplo tubular com diâmetro de 1,5 mil milímetro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp