VIDA URBANA
Líder camponesa Elizabeth Teixeira ganha homenagem na Câmara dos Vereadores
Um dos prinipais símbolos da luta pelas terra no país, Elizabeth recebe 'Medalha Margarida Maria Alves' durante sessão especial.
Publicado em 14/09/2015 às 15:36
A líder camponesa Elizabeth Teixeira, de 92 anos, vai receber nesta terça-feira (15), a 'Medalha Margarida Maria Alves' durante uma sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa (CMJP).
Elizabeth é considerada um dos principais símbolos da luta pela terra no país. Ao lado do marido, João Pedro Teixeira, fundou no município de Sapé, no Brejo paraibano, o maior sindicato de trabalhadores agrários do país até aquele momento, assumindo sua liderança após o assassinato de João, em 1962.
Com a instalação do regime militar, em 1964, foi presa e passou oito meses na prisão, fugindo logo em seguida e refugiando-se no interior do Rio Grande do Norte com um dos 11 filhos.
Após fugir, precisou adotar uma nova identidade – Marta Maria da Costa – até ser reencontrada pelo cineasta Eduardo Coutinho, que retomou as gravações do filme 'Cabra Marcado pra Morrer', interrompidas durante a ditadura.
A comenda é uma propositura do vereador Fuba (PT), que foi pessoalmente fazer o convite para Elizabeth.
Comentários