VIDA URBANA
Locais de votação recebem urnas
Justiça Eleitoral encerra neste sábado (6) a preparação dos locais de votação, e instalção das urnas eletrônicas em todo o Estado.
Publicado em 06/10/2012 às 6:00
Será encerrada hoje a instalação das mais de nove mil urnas eletrônicas nos 1.735 locais de votação da Paraíba. Só em João Pessoa, serão usados 1.251 equipamentos desse tipo nos 194 prédios que foram cedidos à Justiça Eleitoral. As seções serão distribuídas nas cinco zonas eleitorais da cidade.
Do total de 1.251 urnas que deverão ser instaladas, 140 já foram montadas ontem e outras 1.111 serão ligadas até as 18h de hoje. A limpeza e arrumação das salas já ocorreram na última quinta-feira. Mais de 700 veículos, entre motos e carros, estão sendo usados pelas equipes do TRE-PB para a instalação das urnas eletrônicas no Estado.
Os trabalhos estão sendo feitos com a presença de policiais militares, que há três dias permanecem de prontidão nos locais de votação, mantendo a vigilância das urnas. O efetivo policial ficará a postos até a noite de amanhã, já que os equipamentos começarão a ser desmontados e retirados dos prédios cedidos, imediatamente após o final do horário do pleito.
Para evitar imprevistos e transtornos no dia da votação, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) adotou diversas medidas preventivas. Uma delas é a quantidade extra de urna eletrônica.
Além dos equipamentos instalados nas seções eleitorais, a Justiça Federal disponibilizou para João Pessoa 127 equipamentos extras, que ficarão guardados nos cartórios eleitorais e só entrarão em funcionamento caso ocorra algum problema nas máquinas já instaladas nos locais de votação.
Outro cuidado será com relação à energia elétrica. Apesar de serem alimentadas por corrente elétrica, as urnas poderão ser usadas mesmo se faltar energia. O motivo é que os equipamentos dispõem de duas baterias, sendo uma interna e outra externa, que permitem o funcionamento das máquinas por até oito horas, mesmo que estejam desconectadas das tomadas.
A 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa foi a primeira a iniciar os trabalhos de instalação das urnas. Do total de 223 equipamentos que estão sob a responsabilidade do setor, 140 foram montados ontem e outros 83 serão ligados hoje. Segundo o chefe do 1º Cartório Eleitoral de João Pessoa, Fernando Henriques de Menezes, além dos equipamentos eletrônicos, o TRE/PB também produziu as cédulas impressas, que também poderão ser usadas em casos extremos de necessidade.
“Temos cédulas nas cores brancas e amarelas, para as eleições de majoritárias (prefeito) e proporcionais (vereadores). Estamos trabalhando para que essas cédulas não precisem ser utilizadas, porque a apuração dos votos de forma eletrônica é mais rápida. No entanto, as cédulas impressas estarão disponíveis para serem usadas, caso seja necessário”, afirmou.
A votação começará às 8h de amanhã e terminará às 17h. Haverá fiscais eleitorais na entrada dos locais de votação, para fechar os portões no momento determinado. No entanto, quem já tiver dentro dos prédios terá o direito a ser atendido, mesmo após as 17h. Para isso, serão distribuídas senhas que garantirão o acesso às cabines eleitorais.
Por determinação de lei federal, idosos, gestantes e portadores de deficiências físicas terão prioridade no atendimento. Além dessas pessoas, algumas categorias funcionais que estiverem em serviço, como policiais, bombeiros, jornalistas, servidores da Justiça Eleitoral e de partidos políticos, também não precisarão enfrentar filas para depositar o voto nas urnas.
Os eleitores precisarão apresentar documento oficial com foto, que pode ser a carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho. Não é obrigatória a apresentação do título eleitoral, mas o TRE/PB recomenda que o documento seja usado, porque vai facilitar a localização da zona e seção de votação.
Comentários