icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Local que deveria ser Crei está abandonado

Escola, que fica no bairro Treze de Maio, pertencia ao Estado e foi repassada para o município em 2011 para funcionar como uma creche.

Publicado em 23/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:20

Do antigo anexo da Escola Estadual de Áudio Comunicação (Escola Maria Quitéria), no bairro Treze de Maio, em João Pessoa, restam apenas as paredes. O cenário é de destruição e abandono. A unidade educacional pertencia ao Estado e foi repassada para o município em 14 de setembro de 2011, quando houve a publicação no Diário Oficial do Estado da cessão do imóvel para que o mesmo fosse transformado em uma creche, que até o momento não existe. Moradores denunciam o descaso e cobram solução.

Segundo a Associação dos Moradores, a antiga escola já chegou a ser invadida por famílias de movimentos sociais, como os Sem-Terra, mas que após deixarem o local, vândalos destruíram o teto, levaram portas e janelas, além de quebraram paredes. Na sala onde funcionava a biblioteca, pichações na entrada diziam: “Proibido entrar, ok. Bonde dos Pegadores”, sinalizando que o local é de acesso restrito ao grupo. Além disso, em outras paredes também haviam pichações com siglas alusivas a gangues criminosas, como 'OKD' (Okaida).

A dona de casa Josenilda Santos, 41 anos, que mora no Conjunto Santa Maria, mais conhecido como Comunidade Riachinho, no bairro Treze de Maio, disse que está sem trabalhar porque não tem onde deixar o filho de apenas um ano e nove meses. “Aparece trabalho, mas eu não vou porque não tenho onde deixar meu filho. Se tivesse essa creche seria ótimo e é algo que precisa ser resolvido com urgência, porque assim como eu, muitas mães do bairro dependem disso para trabalhar. Uma creche era a certeza de que nossos filhos estariam seguros e bem cuidados enquanto estivéssemos fora de casa”, afirmou.

Já uma agente comunitária de saúde (ACS), que temendo os criminosos preferiu não se identificar, disse que é lamentável ver um local voltado para educação transformado em depósito de lixo e ambiente para uso de drogas. “Somente na área que eu atendo há pelo menos 150 crianças com a faixa etária que seria beneficiada com a creche. Mas, infelizmente, aqui só está servindo para as pessoas colocarem lixo e usarem drogas durante a noite”, denunciou.

De acordo com o presidente da Associação dos Moradores e da Associação dos Conselheiros Tutelares do Estado da Paraíba (Acontepab), Sérgio Lucena, o processo de solicitação para transformar a Escola Maria Quitéria em Centro de Referência em Educacional Infantil (Crei) – popularmente chamado de creche, foi iniciado em 13 de janeiro de 2011, mas somente em 1º de agosto do mesmo ano a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou à promotoria da Educação sobre a cessão de uso do local para a Prefeitura de João Pessoa, para destinação exclusiva para implantação do Crei, para atender os moradores do bairro e adjacências. A oficialização da transferência ocorreu com a publicação da mesma no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 14 de setembro de 2011.

Após quase dois anos, nada foi feito, o que tem causado indignação nos moradores e gerado a sensação de abandono e de falta de respeito com a população que necessita do serviço.

“Como esse é um bairro popular, existem muitas mães que precisam trabalhar, mas não tem onde deixar seus filhos. No Treze de Maio não existe nenhuma creche e por esse motivo pedimos o intermédio do Ministério Público, através da promotoria da Educação, para solucionar o problema. A parte da cessão do imóvel para ser feita um Crei já foi conquistado, agora falta a prefeitura assumir sua responsabilidade e tomar as providências”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp