icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Locomotiva Forrozeira realiza 1ª viagem hoje

Percurso da Estação Velha, em Campina Grande, ao distrito de Galante já virou tradição durante o Maior São João do Mundo.

Publicado em 15/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:16


Os ajustes foram finalizados e tudo está preparado para a primeira viagem da Locomotiva Forrozeira, que todos os anos realiza o percurso da Estação Velha, em Campina Grande, ao distrito de Galante durante o 'Maior São João do Mundo'.

O passeio, que já virou tradição na região, foi adiado no final de semana passado devido a uma proibição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ocasionada por um problema na linha férrea. Mas, conforme a organização do evento, este e os próximos finais de semana deverão seguir com a programação normal.

Cerca de 800 pessoas por dia deverão participar da festa que acontece dentro de um trem. Quem já conhece o expresso sabe que ninguém fica parado, mesmo com o balanço da locomotiva. Os forrozeiros são embalados por trios de forró, mas isso é só o começo, porque depois que chegam ao destino, Galante, encontram mais dança e música. Este ano o evento encontrou um contratempo logo nas duas primeiras viagens, que deveriam ter acontecido nos dias 08 e 09 deste mês, mas um problema nos trilhos, especificamente nos dormentos (peças de madeira colocadas transversalmente à via férrea) e que precisaram ser trocados, adiou o passeio.

De acordo com um dos organizadores do evento, Gustavo Marques, a manutenção foi feita pela empresa Transnordestina, responsável pelos trilhos, depois que a ANTT fez uma análise no trecho e proibiu a circulação dos vagões para evitar possíveis acidentes. “O ANTT deu o parecer proibindo as viagens do trem, por isso ele não pôde realizar seu percurso tradicional”, informou, acrescentando que também foi realizada uma reunião conjunta entre a Prefeitura Municipal de Campina Grande, CBTU e a Transnordestina.

Conforme o secretário de Obras do Município, André Agra, os reparos já foram feitos, sendo possível então a abertura da Locomotiva Forrozeira ainda hoje.

Com cinco viagens programadas, a Locomotiva Forrozeira já está lotada em todos os dias do passeio, com algumas novidades como café da manhã para o forrozeiros, apresentações artísticas e feira de artesanato. Conforme o organizador, os forrozeiros que compraram os ingressos dos dias 8 e 9 terão a opção do ressarcimento do dinheiro ou escolher outras datas para fazerem o passeio. O evento oferece aos passageiros quase duas horas seguidas de muito forró pé-de-serra. São sete vagões animando os turistas durante todo o percurso, com concentração da Estação Velha, em Campina Grande às 8h30 e a saída para Galante, às 10h. A programação continua nos dias 22, 23 e 29 deste mês.

DUAS QUADRILHAS VÃO DISPUTAR FESTIVAL PARAIBANO NO DIA 27

O público campinense conheceu na noite da última quinta-feira, dia 13, as três melhores quadrilhas da cidade e as duas que irão disputar o festival paraibano de quadrilhas juninas para tentar ser a representante do Estado no Festival de Quadrilhas Juninas do Nordeste. Evento realizado pela Globo Nordeste terá a grande final no dia 29 de junho em Recife/ Pernambuco.

Na Pirâmide do Parque do Povo- palco do Maior São João do Mundo- se apresentaram oito grupos de quadrilhas e, entre elas, as melhores foram “Tradição da Serra”, “Moleka 100 Vergonha” e “Mistura Gostosa”, respectivamente. A Tradição da Serra conseguiu quebrar a invencibilidade de três anos da Moleka 100 Vergonha.

O público acompanhou as apresentações com entusiasmo e torcendo bastante para sua quadrilha preferida. Também foi escolhido o melhor marcador (Gil, da Moleka 100 Vergonha).
A melhor coreografia foi da Moleka 100 Vergonha e o melhor casamento da Tradição da Serra.

As duas primeiras colocadas vão concorrer no Festival Paraibano de Quadrilhas Juninas, que será realizado no próximo dia 27 de junho, em Patos, Sertão da Paraíba. A grande vencedora representa a Paraíba no grande evento regional. (Tatiana Brandão)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp