VIDA URBANA
Lutadores apoiam iniciativa do CNMP
Atletas aderiram à iniciativa sem cobrar cachê; objetivo é consicientar população contra o "homicídio fútil".
Publicado em 11/11/2012 às 10:05
Quatro atletas estrelam os filmes da campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de tevê do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano, campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012.
Eles aderiram à iniciativa sem cobrar cachê. Entre as mensagens inseridas na ação estão 'Quem é da paz não briga', 'A raiva passa. A vida fica' e 'Sua vida vale mais que qualquer briga'.
O material de divulgação inclui jingles de reggae, rap e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e game. O material será veiculado gratuitamente por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor etc.).
Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013.
O Ministério Público está organizando eventos regionais de lançamento, muitos em escolas públicas com histórico de violência, para repercutir a campanha e mobilizar a sociedade local. Já há eventos confirmados em 13 estados.
“Para atingir essa parcela da população, buscamos o apoio de atletas que se tornaram ídolos dos nossos jovens. Precisamos reverter os números de homicídios nessa faixa etária, que são alarmantes”, afirmou Taís Ferraz. Entre 1980 e 2010, as mortes de jovens com até 19 anos cresceram mais de 370% no país. (Com informações da Conamp e do CNMP)
Comentários