icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais 232 escolas paraibanas vão oferecer o ensino integral

Número de escolas que fazem parte do programa de educação em tempo integral, já supera os 80% da oferta de ensino, diz governo.

Publicado em 10/08/2012 às 6:00


Até o final de agosto deve começar o ensino integral em mais 232 escolas estaduais da Paraíba. Ao total das 669 escolas de Ensino Fundamental da rede estadual, 471 integram o “Mais Educação”, que compreende esse projeto educação em tempo integral. Para alavancar esse número, a Secretaria de Educação do Estado iniciou um processo de inserção das escolas com mais de 150 alunos para desenvolver políticas de incentivo e promoção do ensino.

Segundo explicou Aparecida Uchôa, coordenadora de Ensino Infantil e Fundamental do Estado, a iniciativa foi inserir estudantes beneficiados pelos programas sociais do governo para que esses alunos além de garantirem o pagamento por cumprir a carga horária de aulas, ainda participassem de atividades que incrementassem sua formação escolar. “O objetivo é aliar o alto percentual de frequência, exigência do Bolsa Família, a um salto qualitativo na formação dos beneficiários”, contou Aparecida que confirmou que para isso o Estado estará investindo R$ 18 milhões no setor.

Até o início do ano, a Paraíba tinha 239 escolas que passaram a atender os alunos em tempo integral, sendo que na 1ª Gerência Regional de Ensino, em João Pessoa, e na 3ª localizada em Campina Grande, o número de escolas que fazem parte desse programa já supera os 80% da oferta de ensino. Ainda de acordo com a coordenadora, essas 471 instituições de ensino público correspondem a 72 mil alunos que além do horário em sala de aula, ainda estão desenvolvendo atividades extras em horário alternativo.

“Estávamos habituados a apenas o horário da sala de aula.

Agora, esses alunos têm acesso a atividades culturais, esportivas, educacionais como a participação em oficinas em diversas áreas, tudo isso com material especializado para que possamos atingir nosso objetivo, que é qualificar a educação e impedir que esses alunos fiquem muito tempo nas ruas”, destacou Aparecida Uchôa.

Para melhorar o serviço de atividades desenvolvidas com esses alunos, desde ontem está sendo realizado em Brasília um conjunto de oficinas com técnicos de cada Estado que fazem parte do Programa Mais Educação, para ampliar cada vez mais o alcance das atividades oferecidas. O treinamento que se encerra hoje conta com uma representante da Paraíba que, a partir da semana que vem, irá apresentar os resultados dos estudos realizados na capital federal.

Dentre as escolas que desenvolvem o ensino integral no Estado, estão 56 na zona rural, além de mais sete localizadas nas áreas indígenas. De acordo com Aparecida Uchôa, até o final do próximo ano, a expectativa é que 100% das escolas estejam no programa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp