VIDA URBANA
Mais 27 sindicatos formalizam acordo de cooperação técnica com o INSS
Parceria permite operacionalização de acesso a benefícios da Previdência.
Publicado em 06/10/2017 às 19:43
Vinte e sete sindicatos de trabalhadores rurais da região de Patos, Teixeira e Pombal, no Sertão paraibano, formalizaram Acordos de Cooperação Técnica com o INSS, nesta sexta-feira (6), durante reunião no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag), na cidade de Patos. Representou o INSS, na solenidade, o gerente-executivo substituto, Renato Morais.
A parceria permite às entidades operacionalizar os requerimentos de acesso a benefícios da Previdência Social por meio dos procedimentos eletrônicos disponíveis no INSS Digital, uma nova forma de atendimento que está em expansão no Instituto. O encontro em Patos, que começou na quinta-feira, teve continuidade na sexta-feira com uma capacitação prática sobre o fluxo de atendimento, explicações sobre documentação, legislação e sistemas.
O evento, que reuniu 83 pessoas entre sindicalistas e advogados, foi coordenado pelo gerente-executivo substituto, Renato Morais. Colaboraram também os servidores Klewerton Morais(educador), Rodrigo Meireles (chefe do Serviço de Benefícios), Marcus Vinícius Farias (gerente da APS Campina/Tiradentes), Albino Formiga (gerente da APS Pombal), Fátima Batista (gerente da APS Patos) e Antônio Marcos Rodrigues (Teixeira).
O chefe do Serviço de Benefícios, Rodrigo Meireles, destacou o êxito do encontro. “Na quinta-feira (5) solicitamos às entidades sindicais, com interesse de realizar o Acordo de CooperaçãoTécnica, que trouxessem a documentação necessária para celebração do acordo. Tivemos 29 entidades convidadas para o evento, 27 delas trouxeram a documentação e formalizaram o acordo para atuarem no INSS Digital”, ressaltou.
Para Rodrigo Meireles, o encontro foi de extrema importância. “O evento foi mais uma marca da parceria que a Gerência-Executiva Campina Grande busca cultivar com os sindicatos de trabalhadores rurais e com a Fetag, entre outras entidades. Buscamos melhorar a resposta que o INSS precisa dar à sociedade, garantindo um requerimento com maior confiabilidade para os segurados”, revelou o gestor.
Comentários