icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais de 1,5 mil denúncias são recebidas através do 197 na PB

Segundo a gerência do serviço, após a criação da ferramenta, houve um aumento no número de denúncias, principalmente por conta da preservação da identidade do denunciante.

Publicado em 05/05/2015 às 8:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:35

O Disque Denúncia 197, disponibilizado pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) à população para o contato com a Polícia Civil, é uma ferramenta importante para a elucidação de crimes. Somente nos quatro primeiros meses de 2015, o serviço já recebeu 1.549 denúncias, uma média de 12 ligações por dia, que contribuíram para a prisão de 98 criminosos em flagrante. Segundo a gerência do serviço, após a criação da ferramenta, houve um aumento no número de denúncias, principalmente por conta da preservação da identidade do denunciante.

As denúncias recebidas no primeiro quadrimestre deste ano se aproximam da metade do total registrado no ano passado, quando 3.645 ligações direcionaram denúncias à polícia por meio do 197. Dessas, 75% foram relacionadas ao tráfico de drogas e a homicídios, o que reflete na colaboração da Polícia Civil na apreensão de armas e drogas, conforme João Batista. “Nós trabalhamos a investigação e, como a maioria dos crimes denunciados é de tráfico e assassinato, acabamos auxiliando na apreensão de drogas e armas”, comentou.

Ele destacou a importância do auxílio da população ao trabalho da polícia no enfrentamento à violência. Ele destacou que o grande diferencial trazido pelo Disque Denúncia foi a necessidade de não mais se deslocar até uma delegacia para colaborar com o trabalho policial. “Antigamente, este serviço não existia e se a população quisesse colaborar com o trabalho policial teria que se ir a uma delegacia, o que para o cidadão era um obstáculo, já que acabava se expondo. Hoje, por telefone, o cidadão tem todo o sigilo e anonimato garantidos. Não é necessária a identificação e a denúncia é encaminhada em tempo real para a unidade policial responsável pela apuração dos fatos”, completa.

Segundo o gerente operacional do serviço, João Batista Micena, no ano passado a polícia recebeu denúncias advindas de todos os municípios, sendo João Pessoa e Campina Grande as que tiveram a maior concentração das ligações.

O atendimento à população por meio do 197 funciona 24 horas por dia e possui equipes de dez policiais civis de plantão, que repassam as informações recebidas para as unidades policiais competentes que irão investigar os casos. A ligação é gratuita e pode ser feita inclusive de telefones públicos, para informar sobre crimes como homicídios, tráfico de drogas ou qualquer outro ato ilícito e não é preciso se identificar.

CASOS ELUCIDADOS

Segundo informações da Seds, este ano o Disque Denúncia 197 ajudou a desvendar o caso e a prender os acusados de assassinarem o agente penitenciário Ivonilton Wanderley Coriolano Júnior, de 38 anos. O crime foi investigado pelo Grupo de Operações Especiais (GOE), em parceria com o Núcleo de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Cinco pessoas suspeitas de envolvimento com o homicídio foram presas. A vítima foi morta no mês de março e teve o corpo encontrado no Rio Jaguaribe, no bairro do Cristo Redentor.

Em 2014, por meio do número 197, a população ajudou com informações sobre o assassinato do casal Washington Luiz e Lúcia Sant´Ana, ocorrido durante uma festa de casamento em Campina Grande. O suspeito de ser o mandante do homicídio, Nelsivan Marques, era sócio de Washington. O crime ocorreu no momento em que o casal saía do casamento do acusado, que teria planejado todo o crime. Várias denúncias foram recebidas e auxiliaram a polícia a prender os envolvidos e encerrar o caso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp