VIDA URBANA
Mais de 189 mil alunos da PB receberão tratamento contra hanseníase e outras doenças
A campanha é realizada pelo Ministério da Saúde e acontece até o dia 30 de julho.
Publicado em 06/03/2018 às 7:00 | Atualizado em 06/03/2018 às 8:11
Nos primeiros seis meses de 2018, mais de 189 mil alunos do ensino fundamental da rede pública da Paraíba, receberão atendimento para diagnóstico e tratamento contra hanseníase, tracoma e esquistossomose. A ação faz parte de campanha realizada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Ministério, nos dias 5 a 9 de março, será realizada a Semana de Mobilização Nacional da V Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, que tem como objetivo intensificar a estratégia, que acontece até o dia 30 de julho. No estado, a campanha acontecerá em 94 municípios, onde 65 são considerados prioritários, devido à vulnerabilidade social e ao risco de adoecimento da população por essas doenças.
De acordo com a coordenadora-geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Carmelita Filha, a ação no ambiente escolar reforça ainda mais os resultados dessa intervenção. “Vamos ao encontro dos alunos que estão num local que é familiar para eles, facilitando a abordagem para realizar ações educativas e identificando precocemente essas doenças”, explica.
As ações serão específicas para cada uma das doenças e envolverá profissionais da educação e os que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), das Unidades Básicas de Saúde e da Vigilância Epidemiológica dos municípios. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todos os municípios receberão o apoio técnico e os medicamentos necessários para a execução da campanha.
Comentários