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VIDA URBANA

Mais de 3 mil educadores recebem formação em educação emocional e social

Metodologia é aplicada em cinco nas escolas estaduais e já reduziu violência e melhorou aprendizagem.

Publicado em 10/05/2018 às 17:09 | Atualizado em 11/05/2018 às 7:46


                                        
                                            Mais de 3 mil educadores recebem formação em educação emocional e social

Mais de três mil educadores de 657 escolas públicas da Paraíba estão recebendo desde a terça-feira (8) uma formação inicial em Educação Emocional e Social, metodologia implantada desde 2013 pelo Governo da Paraíba,em parceria com a Organização Inteligência Relacional. A ação, que acontece até o próximo dia 22 de maio, contemplará todas as 14 Gerências Regionais de Educação (GREs), incluindo ainda gestores e coordenadores pedagógicos.

Durante a formação inicial, as consultoras pedagógicas da Inteligência Relacional apresentam à equipe escolar os fundamentos e conceitos que permeiam a educação socioemocional, e visa desenvolver a temática da boa convivência entre alunos, docentes e família. Além disso, os educadores conhecerão ainda o material pedagógico exclusivo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e os recursos práticos que podem ser aplicados em sala de aula, trabalhando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, alicerces da construção de uma cultura de paz.

Em 2017, a Educação Emocional e Social, inovação pedagógica que surge da confluência de diversos ramos do conhecimento como a Pedagogia, a Neurociência, a Psicologia e as Ciências Sociais, foi inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na Paraíba, estado que implantou essa proposta há cinco anos, vários já são os resultados colhidos dentro e fora de sala de aula. Nesse período de execução ficou constatado que os alunos conquistaram habilidades emocionais e sociais e aprenderam a lidar melhor com situações de conflito e violência e apresentaram uma melhoria de aprendizagem.

Para Roziane Marinho, Secretária Executiva de Gestão Pedagógica de Educação da SEE, “o trabalho que fazemos na PB desde 2013 com educação socioemocional nas escolas se antecipa à proposta da BNCC que põe em evidência hoje as habilidades socioemocionais. Estas habilidades já vêm ocupando um espaço na proposta curricular do Ensino Fundamental da Rede Estadual, porque a SEE acredita numa formação mais ampla para os alunos, que possa contribuir para o desenvolvimento de competências sociais vinculadas as relações com o outro e ao equilíbrio emocional”.

Já a Líder da Área Pedagógica da Inteligência Relacional, Mariana Martinato, destacou que essa ação tem o propósito de ampliar a proximidade com o parceiro que desenvolve a metodologia de Educação Emocional e Social, dando o suporte necessário para a correta introdução do trabalho em sala de aula. “Tenho certeza que desta forma conseguiremos ampliar ainda mais os resultados positivos já alcançados e consequentemente a relação no ambiente escolar, familiar e social", completou.

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Jhonathan Oliveira

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