VIDA URBANA
Mais de 4,5 mil atendimentos
Conselhos Tutelares prestam atendimentos em diversas áreas no que diz respeito à violação dos direitos das crianças e adolescentes.
Publicado em 25/01/2013 às 6:00
As denúncias de situações que feriam os direitos da criança e do adolescente, realizadas em João Pessoa, renderam as cinco regiões de Conselho Tutelar um quantitativo de 4.504 atendimentos no ano passado, incluindo os de retorno. Os números correspondem ao período de janeiro a dezembro do ano passado, exceto os do Conselho Tutelar Região Praia, que se referem ao primeiro semestre de 2012, onde foram registrados 159 atendimentos.
Embora o Conselho Região Sudeste não tenha especificado os tipos de casos, a unidade ficou em primeiro lugar entre os demais, já que registrou 1.520 atendimentos, o que significa 33,75% do total de atendimentos realizados no ano anterior, seguido pela Região Sul, que realizou 1.311 atendimentos.
motivos
Os Conselhos Tutelares prestam atendimentos em diversas áreas no que diz respeito à violação dos direitos das crianças e adolescentes, onde, conforme os dados da Região Norte e Mangabeira, o conflito familiar foi o principal motivo dos atendimentos, com 40 e 208 casos, respectivamente, totalizando 248 casos somente nas duas unidades.
Também são realizados atendimentos por conta de abandonos, aliciamentos, exploração sexual, drogadição (termo genérico criado para conter toda e qualquer modalidade de vício bioquímico) e comportamento na escola. Aconselhamento, termo de entrega e responsabilidade provisória e termo de acordo de visita, ainda são motivos de atendimentos dos Conselhos Tutelares, inclusive com retornos.
Comentários