VIDA URBANA
Mais de 500 paradas de ônibus da Capital não têm abrigo
Capital tem 1,4 mil paradas e apenas 850 têm a estrutura para proteger os usuários de transporte coletivo.
Publicado em 25/10/2008 às 8:08
Da Redação
Com Jacqueline Santos do Jornal da Paraíba
Os usuários de transporte coletivo de João Pessoa sofrem com a falta de abrigo nas paradas de ônibus. A Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa (STTrans) informou que em 550 paradas de ônibus não existem abrigos para os passageiros. Atualmente, são 1.400 paradas e apenas 850 contam com a estrutura.
Os bairros do Cristo e Castelo Branco concentram os pontos mais críticos onde, em alguns trechos, as pessoas enfrentam sol e chuva sem nenhuma proteção enquanto aguardam o transporte coletivo.
De acordo com o superintendente da STTrans, Deusdete Queiroga, a perspectiva do órgão é de que no primeiro semestre de 2009 cerca de 300 novas coberturas sejam erguidas para atender a população, no entanto, mesmo com os investimentos previstos para o próximo ano, a deficiência ainda vai continuar em pelo menos 250 pontos da capital. “Há um projeto para que no início de 2009 sejam implantados outros 300 abrigos nas paradas. Vamos fazer uma licitação para a liberação das verbas”, informa.
Queiroga informou que para a próxima etapa de instalação das coberturas nos pontos de ônibus serão aplicados recursos de R$ 1 milhão. A construção de cada estrutura consome cerca de R$ 3,5 mil. Todos os abrigos de concreto foram substituídos pelo atual modelo, que consiste em pilares de ferro e cobertura metálica.
“Pelo menos 140 abrigos possuem bancos, porém eles contemplam os lugares de grande fluxo de passageiros. Desse número, 100 foram construídos em parceria com empresas privadas em troca de espaço para publicidade. Além da construção, os empresários ficam responsáveis pela manutenção dos pontos”, esclarece. A falta de espaço nas calçadas, principalmente nos bairros do Cristo Redentor e Castelo Branco, foi apontada como uma das causas da ausência de abrigos.
Comentários