VIDA URBANA
Mais de 80 pessoas esperam doação de médula óssea na PB
Campanha 'Vidas por Vidas' realizada pelo Hemocentro enfatiza a importância da doação de sangue e medula óssea.
Publicado em 25/11/2011 às 6:30
Existem atualmente mais de 80 pacientes que esperam pela doação de medula óssea na Paraíba, de acordo com informações do Hemocentro de João Pessoa. “Esse número tende a aumentar a cada dia, isso porque apesar do número considerado alto de doadores de medula no Estado, a compatibilidade entre o doador e o paciente é muito difícil”, informou a psicóloga Maria Betânia, que trabalha no Laboratório Bio Molecular, do Hemocentro em João Pessoa.
Para conscientizar a população sobre a importância da doação, está sendo realizada a nível nacional dentro da programação do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, a campanha que tem como slogan “Vidas por Vidas”, que contempla tanto a coleta de sangue quanto a doação de medula óssea.
A psicóloga informou que na Paraíba existe atualmente 30 mil cadastros de doadores de medula óssea. Maria Betânia ainda acrescentou que o Hemocentro de João Pessoa tem em seu estoque 3,5 mil bolsas de sangue mensais.
“O ideal seria 5 mil por mês; para atingir esse número seria necessário 250 doações por dia”, disse a assistente social Divane Cabral. Hoje são realizadas entre 150 a 180 doações de sangue por dia no Hemocentro de João Pessoa. Já as doações de medula óssea são em torno de 75 por semana, segundo a assistente.
Já no Hemocentro Regional, em Campina Grande, a assistente social Marilana Abrantes destacou que no período de janeiro a novembro últimos, foram realizados seis mil cadastros de doadores de medula óssea.
Quanto aos doadores de sangue são realizados por dia entre 90 a 100 cadastros, sendo seis mil doadores de sangue fidelizados, ou seja, que doam regularmente durante três vezes ao ano.
Durante todo o dia de hoje, dentro da programação da Campanha “Vidas por Vidas”, o Hemocentro Regional de Campina Grande está com sua unidade móvel em frente à sede do órgão, no bairro do Catolé, fazendo coletas de sangue e de medula óssea. A expectativa é que 200 pessoas passem pelo local para doar.
Comentários