icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais de 80 pessoas esperam doação de médula óssea na PB

Campanha 'Vidas por Vidas' realizada pelo Hemocentro enfatiza a importância da doação de sangue e medula óssea.

Publicado em 25/11/2011 às 6:30

Existem atualmente mais de 80 pacientes que esperam pela doação de medula óssea na Paraíba, de acordo com informações do Hemocentro de João Pessoa. “Esse número tende a aumentar a cada dia, isso porque apesar do número considerado alto de doadores de medula no Estado, a compatibilidade entre o doador e o paciente é muito difícil”, informou a psicóloga Maria Betânia, que trabalha no Laboratório Bio Molecular, do Hemocentro em João Pessoa.

Para conscientizar a população sobre a importância da doação, está sendo realizada a nível nacional dentro da programação do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado hoje, a campanha que tem como slogan “Vidas por Vidas”, que contempla tanto a coleta de sangue quanto a doação de medula óssea.

A psicóloga informou que na Paraíba existe atualmente 30 mil cadastros de doadores de medula óssea. Maria Betânia ainda acrescentou que o Hemocentro de João Pessoa tem em seu estoque 3,5 mil bolsas de sangue mensais.

“O ideal seria 5 mil por mês; para atingir esse número seria necessário 250 doações por dia”, disse a assistente social Divane Cabral. Hoje são realizadas entre 150 a 180 doações de sangue por dia no Hemocentro de João Pessoa. Já as doações de medula óssea são em torno de 75 por semana, segundo a assistente.

Já no Hemocentro Regional, em Campina Grande, a assistente social Marilana Abrantes destacou que no período de janeiro a novembro últimos, foram realizados seis mil cadastros de doadores de medula óssea.

Quanto aos doadores de sangue são realizados por dia entre 90 a 100 cadastros, sendo seis mil doadores de sangue fidelizados, ou seja, que doam regularmente durante três vezes ao ano.

Durante todo o dia de hoje, dentro da programação da Campanha “Vidas por Vidas”, o Hemocentro Regional de Campina Grande está com sua unidade móvel em frente à sede do órgão, no bairro do Catolé, fazendo coletas de sangue e de medula óssea. A expectativa é que 200 pessoas passem pelo local para doar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp