VIDA URBANA
Mais de 900 condutores têm Carteira de Habilitação apreendida na PB
Estes números revelam que a média de apreensões de carteiras por desrespeito à Lei Seca é de 49,2 por mês.
Publicado em 09/02/2010 às 8:53
Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba
Desde que a Lei Seca entrou em vigor, em junho de 2008, até o último domingo, dia 7, 984 motoristas que, nas rodovias federais que cortam a Paraíba, dirigiam após ter ingerido bebida álcoolica tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida. As informações são do Núcleo de Comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba. Estes números revelam que a média de apreensões de carteiras por desrespeito à Lei Seca é de 49,2 por mês.
Segundo a assessoria de imprensa da PRF, dos 984 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas, 654 foram presos por exceder a tolerância de miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. “A lei é de tolerância zero, quem for flagrado dirigindo depois de beber perderá o direito de dirigir por um ano. A prisão é para quem for flagrado dirigindo com mais de 0,2 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões. Mas, mesmo que a pessoa flagrada não atinja este limite, ela terá a Carteira de Habilitação apreendida e deverá pagar multa no valor de R$ 957,74”, explicou o inspetor Genésio Vieira.
Somente no último final de semana, a PRF autuou dez motoristas por embriaguez ao volante. Eles foram levados para delegacias por exceder o limite tolerado. Do mês de janeiro até o dia 7 de fevereiro, 83 pessoas foram autuadas, sendo que 41 foram presas e deverão responder por crime de trânsito. “Esta é a prova de que a fiscalização continua e está funcionando”, destacou Genésio Vieira.
Segundo a assessoria de imprensa da PRF, durante os dias de Carnaval haverá uma intensificação na fiscalização. Entretanto, detalhes da ‘Operação Carnaval’ só deverão ser divulgados na próxima quinta-feira.
Detran
Oito motoristas que dirigiam após ingerir bebidas alcoólicas foram presos em João Pessoa entre a noite do último domingo e a madrugada de ontem durante uma fiscalização realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado da Paraíba (Detran-PB) em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran). Além dos oito motoristas que foram levados à delegacia, outros dois também tiveram a Carteira Nacional de Habilitação apreendida. A operação foi realizada entre as 16h do domingo e as 4h da madrugada de ontem, em virtude do desfile do bloco “Virgens de Tambaú”.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Detran, durante a operação, 130 motoristas foram multados. Entre as infrações cometidas, além de dirigir após ingerir bebida alcoólica, estão dirigir com a habilitação vencida, não estar com a habilitação ou com o documento do veículo e entregar o carro a pessoa não habilitada. A assessoria de imprensa do Detran destacou que as fiscalizações continuarão intensificadas durante os dias das prévias carnavalescas do ‘Folia de Rua”.
Acidente
Ainda durante o final de semana, a polícia registrou a morte de Adilson Silva Bezerra. O acidente, que aconteceu por volta das 14h do domingo, teria sido causado por um motorista que estaria dirigindo embriagado. Segundo a polícia, o acusado de cometer o acidente é o taxista Francisco de Oliveira Freitas, de 59 anos, que se submeteu a um teste do bafômetro e foi constatado que ele estaria dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.
Comentários