icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

'Mais Médicos' em 117 cidades

Na Paraíba, 96 médicos já foram contratados e estão atuando em 46 municípios, beneficiando mais de 10,3 milhões de pessoas.

Publicado em 06/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:51

O terceiro edital do Programa Mais Médicos será lançado em dezembro. A informação foi confirmada esta semana pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com isso, as 117 prefeituras da Paraíba que já fizeram o cadastro devem ficar atentas, pois podem ser contempladas com novos profissionais que participarão do terceiro ciclo do programa.

Em todo o Brasil, a previsão é que os três mil médicos respondam ao edital e comecem a atuar nos municípios em dezembro. Com esse reforço, o programa deverá beneficiar mais de 10,3 milhões de pessoas que vivem em regiões carentes onde faltam médicos, como o interior e as periferias de grandes cidades.

Na Paraíba, 96 médicos já foram contratados pelo programa e estão atuando em 46 municípios, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde. Do total de profissionais enviados para a Paraíba, apenas dois foram excluídos por não estarem cumprindo com os requisitos do programa.

“Dois médicos brasileiros não estavam respeitando a carga horária de 40 horas semanais de trabalho e com isso foram retirados do Programa Mais Médicos. Agora esses municípios têm novamente a chance de receberem, pelo governo federal, novos profissionais de saúde para suprir suas necessidades”, informou a gerente operacional de atenção básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shenia Maria Felício Félix.

A contratação dos médicos e sua distribuição aos municípios seguem critérios técnicos diversos, dando prioridade às cidades em que é maior a parcela de pessoas dependente completamente do atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos 96 médicos contratados pelo programa e destinados à Paraíba, 39 chegaram na última sexta-feira, dia 1º, e pelas próximas duas semanas participarão do módulo de acolhimento e avaliação, que é, segundo Shenia Maria, uma etapa de adaptação da língua, do clima e dos costumes de cada lugar, além da participação de um curso. “A aprovação nesta etapa é condição para todos os estrangeiros participantes do programa receber o registro profissional provisório e começar a atender a população nas Unidades Básicas de Saúde”, esclareceu.

VEJA MUNICÍPIOS JÁ CONTEMPLADOS COM A CHEGADA DE MÉDICOS

ALAGOINHA - 1
AREIA - 2
BANANEIRAS - 1
BARRA DE SANTANA - 1
BAYEUX - 2
BELÉM DO BREJO DO CRUZ - 1
CAAPORÃ - 1
CACIMBA DE DENTRO - 1
CAJAZEIRINHAS - 1
CATINGUEIRA - 1
CATURITÉ - 1
CONDE - 1
CRUZ DO ESPÍRITO SANTO - 1
CUBATI - 1
INGÁ - 1
ITAPOROROCA - 1
JOÃO PESSOA - 20
JURIPIRANGA - 1
LUCENA - 1
NOVA FLORESTA - 1
POCINHOS - 1
SÃO MIGUEL DE TAIPU - 1
SERRA REDONDA - 1
SOLÂNEA - 1
TAVARES - 1
VIEIRÓPOLIS - 1
ÁGUA BRANCA - 1
BAÍA DA TRAIÇÃO - 1
SÃO JOSÉ DE PIRANHAS - 2

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp