VIDA URBANA
Mais Médicos reabre inscrições com vagas em 16 cidades da Paraíba
Profissionais que desistiram na primeira seleção não podem participar.
Publicado em 21/12/2018 às 11:05 | Atualizado em 21/12/2018 às 17:45
O Ministério da Saúde abriu, na quinta-feira (20), uma nova chamada do edital do Mais Médicos para profissionais com registro no Brasil. No total, estão sendo disponibilizadas 2.448 vagas, referentes as localidades não ocupadas na primeira seleção. A Paraíba tem 23 oportunidades para 16 municípios. As inscrições devem ser feitas pelo site do programa até esta sexta-feira (21) e não podem participar profissionais que desistiram na rodada anterior.
O balanço da Saúde mostra que 5.846 médicos se apresentaram nas cidades escolhidas ou iniciaram as atividades. O prazo final para os profissionais se apresentarem aos municípios terminou na última terça-feira (18) deixando vagas não preenchidas em 1.177 municípios e 28 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
>> Veja a lista de cidades com vagas disponíveis na nova chamada
Na primeira chamada foram abertas 129 vagas para médicos que substituiriam os cubanos, após o fim do acordo entre o governo de Cuba e o brasileiro. “Sessenta e seis é que começaram efetivamente a trabalhar, foram homologados e validados. Vinte e um deles desistiram, não quiseram mais ficar no programa”, disse a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, Soraya Galdino, em entrevista à rádio CBN João Pessoa.
Soraya reforçou ainda que outras 42 não desistiram formlmente e também não apareceram para trabalhar. “Eles não desistiram de forma oficial, mas alguns entraram em contato o gestor, outros foram até conhecer, mas depois não apareceram mais, não levaram a documentação, aí a vaga aberta mesmo”, completou.
Nos dias 27 e 28 de dezembro, os médicos brasileiros formados no exterior terão acesso ao sistema para escolherem as vagas em aberto. Posteriormente, nos dias 3 e 4 de janeiro de 2019, os médicos estrangeiros terão a mesma oportunidade.
Comentários