icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais segurança para o trânsito

Buscando um trânsito mais seguro e humanizado a Superintendência de Mobilidade Urbana realiza diversas ações educativas.

Publicado em 13/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:02

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) acredita na educação dos motoristas para um trânsito melhor. As ações desenvolvidas pelo órgão nos primeiros 500 dias da atual gestão municipal são um reflexo disso.

A campanha "Eu quero Paz no Trânsito" tem como objetivo disseminar na população a mudança de comportamento em busca de um trânsito mais seguro e humanizado. Dentro desse conceito, a Semob vem abordando diversos temas como 'Eu Quero Paz no Trânsito - não misture álcool e direção' e 'Eu Quero Paz no Trânsito - respeite os limites de velocidade'.

Além disso, a Semob também lançou as campanhas 'Nunca feche o cruzamento' e 'Respeito à faixa de pedestre'. Fruto de uma parceria entre a superintendência e a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), o seminário 'Mobilizando a escola para o trânsito' qualificou os professores da rede municipal para que eles transmitissem aos alunos o conhecimento sobre as leis e as regras do trânsito.

MONITORAMENTO AMPLIADO

Além de uma equipe de cerca de 170 pessoas trabalhando na fiscalização, atualmente a Semob possui um total de 68 câmeras de monitoramento de trânsito, e está prevista a instalação de mais onze para este semestre.

Para dar mais segurança aos condutores e pedestres, a Semob adquiriu novo modelo de fiscalização eletrônica de velocidade, passando de 28 equipamentos, que monitoravam 57 faixas de rolamento, a 35 equipamentos monitorando 71 faixas. Foram instalados novos controladores de velocidade em seis avenidas da capital.

FAIXAS SÓ PARA OS ÔNIBUS

Ainda este ano, as tão divulgadas obras do PAC da Mobilidade Urbana serão iniciadas e representarão uma mudança radical na forma de deslocamento dentro da cidade.

Serão cinco corredores com faixas exclusivas para ônibus (Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Pedro II, Epitácio Pessoa e Tancredo Neves) e cinco novos terminais de integração que proporcionarão menor tempo de viagem, menor tempo de espera, pontualidade e conforto aos usuários dos transportes públicos, que passarão a ter prioridade no uso do sistema viário.

Os investimentos serão da ordem de R$ 233 milhões.

Em março de 2014, a presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de investimentos de mais de meio bilhão que serão aplicados na área de transportes e trânsito em João Pessoa. Os projetos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), apresentados para avaliação da União, foram todos elaborados pela Semob.

MAIS ESPAÇO PARA CICLISTAS

Foi elaborado um plano cicloviário para João Pessoa. A ciclofaixa da orla, de Tambaú a Cabo Branco, foi transformada em ciclovia, com a construção de canteiro para delimitar o espaço do ciclista. A cidade conta hoje com 49,961km de ciclovias. Os planos são de superar os 100km de extensão.

Dentro da política de melhorar a mobilidade urbana e dar mais qualidade ao serviço de transporte público, a população ganhou 61 ônibus novos e 18 seminovos. A frota atual de ônibus é de 556, dos quais, 275 são adaptados (ônibus eficientes).

Para dar mais fluidez ao trânsito, foi modificada a circulação no entorno do viaduto do Cristo Redentor e foram implantados binários no Bairro dos Ipês, Brisamar, Bessa e Jardim Cidade Universitária. Além disso, a avenida Epitácio Pessoa passou a ter três faixas de tráfego entre as avenidas Marcionila da Conceição (Cabo Branco) e Ruy Carneiro.

CRIAÇÃO DE VAGAS EXCLUSIVAS

Reuniões com entidades de pessoas com deficiência para discutir as propostas de inclusão social e melhoria na qualidade de vida para esse segmento. Como resultado desses encontros, a Semob implantou o credenciamento de pessoas com deficiência para utilização de vagas de estacionamento exclusivas em locais públicos e privados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp