icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais sete reservatórios podem sangrar nos próximos dias

Além de três reservatórios já terem transbordado, pelo menos mais sete cidades estão com seus reservatórios com 75% da sua capacidade.

Publicado em 05/07/2013 às 6:00

Com as chuvas registradas em todo o estado da Paraíba esta semana, além da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) confirmar o sangramento de três reservatórios, Gramame/Mamuaba, com 56.937.000, no município do Conde; o açude de Araçagi, com 63.289.037; e Olho D'Água, em Mari, com volume de 868.320 metros cúbicos d'água, mais sete açudes estão muito próximos de terem suas barreiras rompidas nos próximos dias. Nas últimas 24 horas choveu em 56 cidades.

Como a previsão do setor de Meteorologia da Agência de Gestão das Águas é ainda de mais precipitações pelo menos até amanhã, as cidades de Tavares, São Sebastião de Lagoa de Roça, São José de Piranhas, Serra Grande, Santana de Mangueira, Monteiro e Diamante, que estão com pelo menos 75% de seus açudes cheios, podem ser as próximas a terem os reservatórios sangrando.

Dentre os que estão mais próximos a 'sangrar', são o açude Poço Redondo, de Santana de Mangueira, que está com 97,1% de sua capacidade, e o Vazante, do município de Diamante, com 97,2% de volume completo. A capacidade máxima do primeiro é de 8.931.340 metros cúbicos, e do segundo é de 9.091.200, o que pode melhorar a condição de abastecimento de várias cidades que sofreram durante todo o ano passado e início desse ano com os volumes baixos dos açudes.

De acordo com gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa em Campina Grande Lucílio Vieira, as 122 barragens monitoradas pela agência comportam mais de 3,9 bilhões de metros cúbicos d'água e estão hoje com 1.478.750.271 de metros cúbicos, volume que corresponde a 24,88% da capacidade máxima.

Dentre as que estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume, correspondem a 71 açudes. Já 35 ainda estão em estado de alerta por terem menos de 20% de seu volume preenchido. Os que estão em estado crítico, com menos de 5% de capacidade, são 14 reservatório.

SAIBA MAIS

A Defesa Civil de Campina Grande não registrou nenhum chamado de emergência após as chuvas registradas esta semana no município. De acordo com a Aesa, somente na última quarta-feira choveu em 115 mm, o que representa praticamente a metade do volume esperado para o todo o mês de julho. Apesar das precipitações terem diminuído principalmente na manhã de ontem, a probabilidade de continuar chovendo hoje é de 80%.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp