icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mais tempo para o aprendizado

Dados da Secretaria Municipal de Educação, mostram aumento de 140% na quantidade de escolas em tempo integral funcionando na capital.

Publicado em 25/08/2012 às 6:00


Nos últimos 2 anos, a quantidade de escolas que funcionam em tempo integral aumentou em 140% em João Pessoa, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação. O número saltou de cinco, em 2011, para 12, no ano seguinte. Nessa modalidade de ensino, os alunos passam os turnos da manhã e tarde no colégio.

Eles estudam em um horário e participam de atividades lúdicas e culturais no outro. Cerca de 3.600 alunos são contemplados.

De acordo com o secretário de educação de João Pessoa, Genildo Lucas de Lucena, a rede municipal de ensino da capital é composta por 95 escolas e 43 Centros de Referência de Educação Infantil (Crei). Ele explica que a educação integral foi implantada pela Prefeitura de João Pessoa com a finalidade de realizar o desenvolvimento físico, pedagógico e social das crianças.

“As atividades começam às 7h, com as aulas das disciplinas curriculares. Após receber almoço, os alunos são acompanhados por tutores para outras áreas da escola, onde participam de outras atividades, como aulas de reforço e correção de exercícios.

À tarde, os trabalhos acadêmicos são encerrados e entram em cena os jogos e brincadeiras que melhoram a concentração e o aprendizado, como as oficinas de xadrez, futebol, vôlei, teatro, coral, dança e banda de música”, diz o secretário.

A primeira escola a funcionar em regime de tempo integral foi a Chico Xavier, que funciona no Jardim Oceania, no Bessa. No local, 400 alunos, por turno, do 5º ao 9º ano, recebem um ensino diferenciado. Com dois pavimentos e dez salas de aula, o local possui laboratórios de informática, de ciências, sala de artes, de vídeo, biblioteca, banheiros, administração, diretoria, sala de professores e secretaria, além de ginásio de esportes com toda a infraestrutura de vestuários, banheiros e arquibancadas.

Os alunos chegam ao prédio pela manhã e seguem para as salas a fim de assistirem as aulas normalmente. Já no período da tarde, eles têm atividades complementares e participam de karatê, xadrez, vôlei, capoeira, ginástica rítmica, judô e handebol. No local, ainda há aulas de canto e de instrumentos musicais, como flauta, violão e percussão.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp