icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Malhação do Judas acontece hoje no bairro de Jaguaribe em João Pessoa

Organizadores do tradicional evento preferiram evitar polêmica e, este ano, adotaram o Aedes aegypti para linchar

Publicado em 26/03/2016 às 11:22

Evento tradicional que já acontece há aproximadamente sete décadas em João Pessoa, a malhação do Judas acontecerá hoje no bairro de Jaguaribe. Fugindo das polêmicas voltadas ao âmbito político, este ano a malhação terá como tema o Aedes aegypti, que, segundo os organizadores do evento, é um tema mais neutro, mas que também atrai a atenção do público.

Na sexta-feira (25), a malhação do Judas aconteceu no bairro da Torre. Lá, tradicionalmente o 'Judas' fica exposto durante uma semana, chamando a atenção de quem passa pela avenida Beira Rio e, à zero hora de hoje, foi realizada a malhação. De acordo com Carlos Arruda, que está à frente da organização do evento há 16 anos, a expectativa era de que o evento reunisse aproximadamente 300 pessoas.
“Este é um evento familiar, então além da malhação a gente faz brincadeiras como corrida de saco e pau de sebo, envolvendo também as crianças na tradição”, comentou.

A mesma quantidade de público esperada para ontem também deve prestigiar a malhação do Judas hoje, segundo João Batista Andrade, conhecido por Carioca, organizador do evento em Jaguaribe. Ele explicou um pouco da tradição. “A história conta que Judas Iscariotes foi o apóstolo que traiu Jesus, entregando-o aos romanos em troca de 30 moedas de prata, então a ideia é simbolizar uma malhação – linchamento – do Judas traidor”, explicou.

Conforme Carioca, anualmente a malhação do Judas tem como personagem principal uma figura polêmica, mais ligada à política, mas este ano o foco foi outro.
“Normalmente malhamos sempre um personagem que seja assunto do momento, mas como na política não sabemos em quem está a verdade, a gente resolveu malhar o mosquito. A gente recheou o boneco com pipocas e bombons e, depois da malhação, distribuiremos tudo para a população”, acrescentou.

O evento hoje está previsto para ocorrer a partir das 9h, seguindo até o meio-dia, na Feira de Jaguaribe, ao lado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Depois da malhação, será oferecida uma feijoada para os participantes.

CAMPINA GRANDE
Em Campina Grande, a tradição que visa vingar a morte de Jesus, após a traição do seu discípulo Judas Iscariotes, também deve ser vivenciada, principalmente por crianças de alguns bairros da periferia da cidade, como Pedregal, Santa Rosa, Malvinas e José Pinheiro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp