VIDA URBANA
Malhação do Judas acontece hoje no bairro de Jaguaribe em João Pessoa
Organizadores do tradicional evento preferiram evitar polêmica e, este ano, adotaram o Aedes aegypti para linchar
Publicado em 26/03/2016 às 11:22
Evento tradicional que já acontece há aproximadamente sete décadas em João Pessoa, a malhação do Judas acontecerá hoje no bairro de Jaguaribe. Fugindo das polêmicas voltadas ao âmbito político, este ano a malhação terá como tema o Aedes aegypti, que, segundo os organizadores do evento, é um tema mais neutro, mas que também atrai a atenção do público.
Na sexta-feira (25), a malhação do Judas aconteceu no bairro da Torre. Lá, tradicionalmente o 'Judas' fica exposto durante uma semana, chamando a atenção de quem passa pela avenida Beira Rio e, à zero hora de hoje, foi realizada a malhação. De acordo com Carlos Arruda, que está à frente da organização do evento há 16 anos, a expectativa era de que o evento reunisse aproximadamente 300 pessoas.
“Este é um evento familiar, então além da malhação a gente faz brincadeiras como corrida de saco e pau de sebo, envolvendo também as crianças na tradição”, comentou.
A mesma quantidade de público esperada para ontem também deve prestigiar a malhação do Judas hoje, segundo João Batista Andrade, conhecido por Carioca, organizador do evento em Jaguaribe. Ele explicou um pouco da tradição. “A história conta que Judas Iscariotes foi o apóstolo que traiu Jesus, entregando-o aos romanos em troca de 30 moedas de prata, então a ideia é simbolizar uma malhação – linchamento – do Judas traidor”, explicou.
Conforme Carioca, anualmente a malhação do Judas tem como personagem principal uma figura polêmica, mais ligada à política, mas este ano o foco foi outro.
“Normalmente malhamos sempre um personagem que seja assunto do momento, mas como na política não sabemos em quem está a verdade, a gente resolveu malhar o mosquito. A gente recheou o boneco com pipocas e bombons e, depois da malhação, distribuiremos tudo para a população”, acrescentou.
O evento hoje está previsto para ocorrer a partir das 9h, seguindo até o meio-dia, na Feira de Jaguaribe, ao lado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Depois da malhação, será oferecida uma feijoada para os participantes.
CAMPINA GRANDE
Em Campina Grande, a tradição que visa vingar a morte de Jesus, após a traição do seu discípulo Judas Iscariotes, também deve ser vivenciada, principalmente por crianças de alguns bairros da periferia da cidade, como Pedregal, Santa Rosa, Malvinas e José Pinheiro.
Comentários