VIDA URBANA
Malhar o Judas é tradição que ocorre há mais de 65 anos em João Pessoa
No bairro de Jaguaribe, o boneco será em forma de celular, para criticar operadoras. Na Torre, o tema é o escândalo na Petrobrás.
Publicado em 02/04/2015 às 6:00
Prática que ocorre há mais de 65 anos, em João Pessoa, a tradicional malhação do Judas reúne milhares de pessoas nos bairros da capital. Crianças e adultos de todas as idades pisam, rasgam, destroçam e queimam bonecos de pano, que simbolizam a imagem de Judas Iscariotes, figura conhecida pelos religiosos como sendo o traidor de Jesus Cristo.
A brincadeira visa justamente 'vingar' a morte de Jesus, provocada pela traição de Judas. Apesar de ser o símbolo da vingança, o boneco é motivo de alegria para as crianças que saboreiam os doces, pipocas e guloseimas que preenchem os bonecos.
No bairro de Jaguaribe, a malhação do Judas é um evento celebrado anualmente e programado meses antes da Semana Santa. A cada ano, os organizadores escolhem um personagem para figurar como Judas. Geralmente, são personagens ou figuras que interferem negativamente na sociedade.
O boneco de Jaguaribe vai ter 2 metros e 40 quilos e será exposto para malhação no próximo sábado, a partir das 9h, em frente ao mercado do bairro. Normalmente, a festividade costuma reunir mais de 300 pessoas.
Este ano o Judas de Jaguaribe vai em formato de celular. A escolha é uma crítica às operadoras telefônicas, remetendo a crise no sistema de tefefonia fixa ou móvel.
“Quem não já teve problemas com as operadoras? Vivemos um estresse com o sinal do celular, da internet ou de qualquer outro sistema de responsabilidade das operadoras. Iremos malhar os celulares, em alusão às operadoras”, comentou o organizador da malhação do Judas realizada no bairro de Jaguaribe.
Na Torre
O bairro da Torre também já está com o Judas pronto. Há 15 anos, os moradores se reúnem para confeccionar o boneco. No cruzamento da Avenida Beira Rio com a Rui Barbosa, o boneco está preso em um poste, vestido com um macacão da Petrobras.
O Judas da Beira Rio vai fazer uma crítica aos recentes casos de corrupção descobertos envolvendo a empresa, conhecido como escândalo do 'Lava Jato'. Assim como o Judas de Jaguaribe o da Torre também vai estar recheado com doces e guloseimas para as crianças.
Comentários