VIDA URBANA
Mamografia é oferecida gratuitamente pelo SUS
Estatísticas mostram que 193 mulheres foram vítimas de câncer de mama no Estado só no ano passado.
Publicado em 02/09/2012 às 14:40
Estatísticas da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam o câncer de mama como responsável pela morte de 193 mulheres na Paraíba no ano passado. Em 2012, o número já chega a 88 mortes. A estimativa é de que 640 mulheres sejam diagnosticadas como novos casos no Estado, sendo 250 somente na capital. A faixa etária com maior registro de CA mamário é entre 50 e 59 anos.
A mamografia é fundamental na detecção precoce do câncer, pois pode revelar a ação tumoral muito antes dela se tornar palpável. O exame é assegurado por lei a todas as mulheres com mais de 40 anos desde 2008 e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Na Paraíba existem atualmente 27 mamógrafos para atender a população.
Em João Pessoa, o centro de referência para o diagnóstico e tratamento do câncer é o Hospital Napoleão Laureano. Lá estão sobrando vagas para fazer o rastreamento mamográfico de acordo com a Dra. Joana Marisa, que também trabalha no setor de diagnóstico do Hospital Napoleão Laureano. “A capacidade de atendimento foi aumentada neste ano para mil mamografias mensais, mas nunca chegamos a ess
Comentários