icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Mamografia é uma das principais forma de detectar o câncer de mama confira como fazer o exame

Detectar o câncer de mama em sua fase inicial aumenta as chances de tratamento e cura.

Publicado em 01/09/2017 às 8:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 12:05

O exame de mamografia, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) é uma das principais formas de detecção do câncer de mama. Ainda de acordo com o órgão, quando detectar o câncer em suas fases iniciais aumenta significativamente as chances de tratamento e cura da doença. Na Paraíba 30 mamógrafos estão a disposição da população para a realização do exame. Para fazer o exame é preciso procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) na Paraíba, entre os meses de janeiro a julho, foram realiazadas 23.360 mamografias na Paraíba, em 2017. E os mamógrafos estão localizados nos município de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Cajazeiras, Picuí, Monteiro, Patos, Cuité, Catolé do Rocha, Sousa, Princesa Izabel e Pombal.

De acordo com a coordenadora de Saúde da Mulher da SES, Fátima Moraes, para as mulheres que estão na faixa etária entre 50 e 69 anos, a mamografia está disponível para todas as mulheres do Estado, durante todos os meses do ano, em seus municípios eou referências e para realizar os exames elas devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF), mais próxima.

O maior número de mamógrafos, na Paraíba, estão localizados na capital. Ao todo, entre a rede pública e privada dez mamógrafos, destes oito estão disponíveis para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a Secretaria de Saúde de João Pessoa, para realizar o exame é necessária que a paciente busque a Unidade de Saúde da Família que atende a região em que mora para solicitar através do sistema de regulação a realização do exame. "O período entre a inserção no sistema de Regulação e a liberação do exame, segundo a Diretoria de Regulação dessa Secretaria, não ultrapassa 30 dias", diz a Secretaria.

Em alusão ao Outubro Rosa, mês em que diversos órgãos se juntam em campanhas para conscientização e promoção da saúde da mulher a prefeitura de João Pessoa alterou o trâmite para a realização do exame. Entre 1º de setembro e 30 de novembro, as usuárias com 40 a 74 anos, após consulta na unidade de saúde, portando cópia dos documentos pessoais e a requisição do exame, poderão realizar a mamografia, sendo encaminhadas aos serviços conveniados para agendamento interno, dispensando o trâmite da regulação.

"As que tem entre 40 e 49 anos, serão encaminhadas ao Hospital Napoleão Laureano ou Hospital São Vicente de Paulo; as maiores de 50, serão encaminhadas a RADIOMED, Clínica Radiológica Dr. Azuir Lessa, Hospital ão Vicente de Paulo ou Hospital Napoleão Laureano", afirma a Secretária Muncipal de Saúde de João Pessoa.

Confira as cidades em que há mamógrafos

CidadeServiçoCategoriaQuantidade
João PessoaCedrulPrivado/cred. SUS03
João PessoaClínica Azuir LessaPrivado/cred. SUS01
João PessoaSão Vicente de PauloPúblico/filantrópico02
João PessoaNapoleão LaureanoPúblico/filantrópico02
João PessoaRadiomedPrivado/cred. SUS01
CabedeloCentro de Saúde Leonard MozartPrivado/cred. SUS01
Campina GrandeCampimagemPrivado/cred. SUS02
Campina GrandeHospital Pedro IPúblico/Municipal02
Campina GrandeGinoclínicaPrivado/cred. SUS01
Campina GrandeHosp Munic Dr. EdgleyPrivado/cred. SUS01
CajazeirasPoliclínica Orcínio GuedesPúblico/Municipal01
CuitéCentro de Saúde da MulherPúblico/Municipal01
GuarabiraHospital Regional de GuarabiraPúblico/Estadual01
GuarabiraUrclinPrivado/cred. SUS01
MonteiroCentro de Atenção à MulherPúblico/Municipal01
PatosEcoclínicaPrivado/cred. SUS01
PatosMaternidade Peregrino FilhoPúblico/Estadual01
PatosUnidade de Diagnóstico por ImagemPrivado/cred. SUS01
Santa RitaClínica RadiológicaPrivado/cred. SUS01
PicuíCentro Municipal Nsa. Sra. De FátimaPúblico/municipal01
PombalCentro Avelino QueirogaPúblico/municipal01
Princesa IsabelCentro de Imagem Dr. Felipe KumamotoPúblico/municipal01
Catolé do RochaCentro de SaúdePúblico/municipal01
João PessoaCEDCPúblico/estadual01
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp