VIDA URBANA
Manifestantes protestam contra retirada de árvores da Beira Rio
Movimento acusa prefeitura de retirar árvores sem planejamento. Seman afirma que outras foram plantadas para compensar as perdas.
Publicado em 16/04/2015 às 18:06
Cerca de 15 pessoas realizaram um protesto na tarde desta quinta-feira (16) em virtude da retirada de árvores da avenida Beira Rio para alargamento das vias. Os manifestantes estavam vestidos de preto e realizaram o 'enterro' de cruzes nas margens da avenida.
Os manifestantes afirmaram que a prefeitura retirou as árvores sem um planejamento de replantio. De acordo com eles, o movimento 'João Pessoa que Queremos' vinha tentando dialogar com a Prefeitura Municipal para que, ao invés do alargamento do asfalto, fosse construída uma ciclovia durante toda a extensão da avenida.
A Secretaria de Meio Ambiente (Seman), por sua vez, informou que, das 32 árvores retiradas para expansão da avenida, 11 foram replantadas. Segundo a Seman, as outras 21 plantas não teriam condições de se desenvolver após a retirada.
Além disso, a Seman afirmou que cerca de 300 mudas da árvore Carnaíba foram plantadas em diferentes locais da cidade desde o início do ano, num esforço para compensar a perda de algumas das plantas. "Com isso, antes da retirada das plantas haviam 545 árvores na extensão da Beira Rio e áreas adjacentes", afirmou Daniella Bandeira, secretária do órgão. "Com a plantação das novas mudas, esse número saltou para 638".
Comentários